sábado, 14 de abril de 2012

Livros sugeridos: "E se colocasse pimenta?" sobre a história da Chilli Beans

Livro traz a história da marca "mais quente do Brasil".

E se colocar pimenta? Conduzirá os leitores à essência do empreendedorismo. Lançado pela editora Campus/Elsevier o livro traz a história da marca Chilli Beans desde a criação até o sucesso. Caito Maia, ousado e inovador na essência, e Rodolfo Araújo, especialista em branding e jornalista experiente, apresentam o fazer acontecer na visão não apenas do protagonismo de Caito, mas sob a ótica de todos os integrantes de uma equipe sintonizada e comprometida com o sucesso permanente.



O texto divide a história da empresa em três fazes: sobrevivência, decolagem e vida adulta – tudo para mostrar o quanto a existência da marca se confunde com o caminho percorrido pelas pessoas que fazem dela um dos empreendimentos emergentes mais conhecidos no mundo. Em linguagem leve, o livro faz uma análise teórica fundamentada em dezenas de referências que explicam o sucesso da trajetória da Chilli Beans, uma empresa de alto valor agregado erguida sobre vontade, visão, amizade, valores e persistência de inúmeras pessoas que fazem dela uma das marcas mais importantes do Brasil e do mundo emergente.

Embora não haja fórmula mirabolante para dar certo, uma coisa é certa: paixão, autenticidade e senso de aprendizado são fundamentais para a sobrevivência de um negócio. É sobre estas bases que a Chilli Beans, em uma década e meia, alcançou uma dimensão jamais imaginada. “A Chilli Beans, em vez de seguir fórmulas, criou um jeito próprio de fazer negócios baseado, principalmente, na igualdade entre as pessoas. Sua grande virtude é que em sua história, todos os personagens têm o mesmo peso” informam os autores.

O livro vai além dos triviais relatos de casos de excelência no mundo corporativo. Assim como os óculos, relógios e outros acessórios Chilli Beans, esta é uma narrativa que ressalta as virtudes da empresa sem perder de vista o senso crítico e a análise sobre vulnerabilidade e desafios de seu promissor horizonte. A Chilli Beans é feita de histórias traçadas por pessoas dos mais diferentes perfis e naturezas que se uniram em torno de um ideal comum e fazem desse empreendimento um símbolo de marca diferenciada, globalizada, aberta e séria.