quinta-feira, 24 de maio de 2012

Centauro reduz 70% do consumo de energia elétrica em primeira loja essencialmente em LED

Maior rede de varejo esportivo da América Latina vai replicar projeto piloto da unidade do Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP), em todas as lojas até 2013


A Centauro do Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP), é a primeira loja essencialmente em LED do Brasil. O projeto piloto de troca do sistema luminotécnico dos 2000 m2 da unidade custou R$ 235 mil e os benefícios já são contabilizados pelo Grupo SBF, detentor das marcas Centauro, Centauro.com, By Tennis e Nike Store. O principal deles é a redução em 70% no consumo de energia elétrica, o que possibilitará que a empresa obtenha retorno do valor investido em 14 meses.



O novo sistema proporciona iluminação branca uniforme em toda a loja. É o fim das áreas com tonalidades diferentes. Além disso, os produtos em exposição não sofrem mais com os raios ultravioletas das lâmpadas HQI e os aparelhos de ar condicionado vão consumir menos, porque a emissão de calor é 105oC menor do que quando se utiliza lâmpadas HQI.

Outro ponto positivo do novo sistema é que não há risco de contaminação do solo com lâmpadas de mercúrio. Muitas cidades exigem que empresas que utilizam esse tipo de iluminação tenham plano de reciclagem obrigatório. As lâmpadas LED não agridem as pessoas nem o ambiente.

Com o sucesso do projeto piloto, a meta agora é substituir 100% do sistema luminotécnico de todas as lojas até o final de 2013 e assim reduzir o consumo de energia do Grupo SBF em pelo menos 50%.