quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ótica Ventura faz óculos para 9 desfiles na temporada primavera-verão 2013

Francisco Ventura Jr. desenvolveu linhas para grifes como Cia. Marítima e Reinaldo Lourenço


A Ótica Ventura mais uma vez aparece nos principais desfiles de moda do país. Desta vez, a empresa desenvolveu óculos para 9 grifes na temporada primavera-verão 2013. As criações de linhas exclusivas vão desde grifes de moda praia, streetwear, moda masculina até as de luxo. Para o Fashion Rio, Francisco Ventura Jr. desenvolveu coleções para a Cia. Marítima, 2nd Floor e Poko Pano. Para o SPFW, que se inicia nesta segunda-feira (11 de junho), as coleções da Ventura estarão nas passarelas da Ellus, Iódice, João Pimenta, Reinaldo Lourenço, Têca e Vitorino Campos.


A grife Ventura marca presença dentre os acessórios das duas grifes estreantes desta edição do SPFW, a Têca, da estilista Helô Rocha, e Vitorino Campos. Helô Rocha desfilava no Fashion Rio até a temporada de verão 2012. Vitorino já apresentou suas coleções exclusivas no Rio Moda Hype, Dragão Fashion e agora entra para o line-up do SPFW. Ele é apontado como uma das grandes revelações nacionais.

O designer e esteta óptico Francisco Ventura Jr. adianta o que será tendência nos acessórios para a temporada primavera-verão 2013. Para ele, a influência retrô é fortíssima e pode ser percebida nas armações redondas e em estilo gatinho, feitas especialmente em acetato colorido, o material da estação. Nada de oversized. Os tamanhos medianos vão vir com tudo, em cores vibrantes. Nas lentes, os tons em degradê e o efeito espelhado estarão em alta. “Mas é preciso bom senso na hora de compor os looks. O espelhado já chama muito a atenção e não pode gritar com as joias, brincos e demais acessórios”, explica Francisco Ventura Jr.

Como compor 9 linhas de óculos em tempo recorde? “O desafio é transformar a ideia de cada estilista em um produto, com as tendências da estação, mas mantendo o DNA definido para cada marca”, explica Ventura. “Nesta temporada, a Ellus apresentou um projeto bem complexo, que envolvia materiais hi-tech, como acetato, metal e lentes flutuantes. Foi um desafio compor em tão pouco tempo. O projeto da Iódice requeria uma grade de cor muito peculiar. Os pigmentos que tive que desenvolver para chegar ao resultado final deram trabalho, mas o esforço valeu a pena!”, conta entusiasmado. O resultado poderá ser visto, em breve, nas passarelas.

Sobre a Ótica Ventura:

Fundada em 1988 pelo casal Deborah e Francisco Ventura Jr., a Ótica Ventura é uma das mais respeitadas em moda e tecnologia ótica do Brasil. Com loja-butique na Bela Cintra, nos Jardins, além da marca própria – Ventura –, a ótica trabalha com mais de 130 grifes importadas e tem quase 2 mil peças exclusivas. É conhecida também como a ótica dos artistas. Tem em sua clientela nomes como Marília Gabriela, Jô Soares, Gloria Kalil, Adriane Galisteu, Amaury Jr., dentre diversas personalidades. Na contramão da produção em série e da impessoalidade nas vendas, o segredo do sucesso da empresa está no clima familiar e no atendimento personalizado. Em razão do caráter artesanal e customizado de seu trabalho, o designer Francisco Ventura Jr. é muito procurado pelos estilistas para desenvolver coleções de óculos para os desfiles do Fashion Rio, SPFW e desfiles internacionais como o Mercedes-Benz Fashion Week Swim, em Miami (EUA), e a badalada grife Basso & Brooke, que faz parte do line up da London Fashion Week. Francisco Ventura Jr. é autor do livro “Olhar Atento – Como Escolher e Usar Óculos” (Ed. Senac) e professor de Moda Ótica do Centro Universitário Senac e do IED (Istituto Europeo di Design). www.oticaventura.com.br
Rua Bela Cintra, 1845 – Jardins – São Paulo – SP