quarta-feira, 20 de junho de 2012

POPAI Brasil apresenta dicas para ambientar o ponto de venda durante as festas juninas

Tradicional festa de São João é uma boa oportunidade para lucrar com os artigos da época
A maratona de festas juninas, que começa em junho e estende-se até meados de julho, é um evento grandioso e lucrativo, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. Assim como o Carnaval, a data reúne milhares de pessoas para comemorar o dia de São João. Para auxiliar varejistas na tarefa de destacar e ambientar o varejo, o POPAI Brasil, associação internacional para valorização do ponto de venda, apresenta dicas que contribuem para a decoração do ponto de venda e, consequentemente, para as vendas dos artigos sazonais.

“O ‘São João’ brasileiro é muito alegre, diferente, por exemplo, do São João europeu. Aqui há música, cor, e é muito parecido com o Carnaval, onde há celebração e festa. O varejo deve explorar estas características específicas para envolver o consumidor e transformar a data em oportunidade de bons negócios”, explica Ana Costa, diretora executiva da associação.

Mostrar essa diversidade e a importância da festa para a cultura brasileira vai muito além das bandeirinhas e da música característica. O ponto de venda deve seduzir o consumidor e brincar com o lúdico e o imaginário do consumidor. Para tanto, o ponto de venda deve investir na arquitetura da loja e também no atendimento.

“É muito comum caracterizar funcionários e promover competições entre as lojas no que diz respeito à arrumação do espaço e até mesmo promover as tradicionais quadrilhas. Para o público turista, por exemplo, é um espetáculo marcante e envolvente”, explica Ana.

Para os supermercadistas, a época de São João é uma data excelente para promover comidas típicas. “Criar um núcleo específico para esses produtos estimula o cliente a comprar por conveniência. Os pontos extras com produtos como milho, paçoca, pinhão, vinho e comidas regionais valorizam a lembrança e incentivam o consumo”, ressalta a executiva.

As festas de “São João” representam um período riquíssimo para apresentar os costumes da região Norte e Nordeste e da cultura, gastronomia, música e danças do Brasil. “É uma oportunidade excelente, principalmente para o turismo da região. Os hotéis podem elaborar cardápios diferenciados e oferecer ao hóspede, por exemplo, um pacote completo com apresentação de cantores, grupos de dança, tradição e brasilidade”, finaliza Ana Costa.