segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fórum de Varejo da América Latina debate o que mudou no comportamento do consumidor

15ª edição do encontro realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza traz cases de empresas como Grupo Pão de Açúcar, Telhanorte, Marisa e CVC

A consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza irá realizar a 15ª edição do Fórum de Varejo da América Latina, nos dias 16 e 17 de agosto, na Fecomercio, em São Paulo. O encontro reúne anualmente os principais nomes do varejo para discutir as tendências de consumo.

Durante o Fórum, será apresentado o estudo “Classes em movimento: o consumidor mais por menos redefine o varejo”, que falará sobre os consumidores que migraram da classe D para a C e da classe C para a B2. “É o consumidor que emerge, mas traz consigo o preço como um importante atributo na decisão de compra”, explica Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD.



O objetivo é compreender as mudanças comportamentais e de estilo de vida das famílias em função de suas condições socioeconômicas e seus impactos no mundo dos negócios. Em que lojas ele vai, quais produtos passou a comprar, o que mudou em seu processo de compra, o que espera das lojas, marcas, produtos e serviços, etc.

Programação

No primeiro painel “O consumidor no epicentro de tudo”, serão analisados os novos padrões de consumo dos brasileiros da nova classe média, seu comportamento de compra nos diferentes canais e pontos de venda, e a eficácia da comunicação para esse público. Participarão executivos de empresas como Lojas Pompeia, Shopping Total, Publicis e Rede Globo.

Já durante o painel “Repensando produtos e serviços na nova realidade” especialistas apresentarão o que vem sendo realizado para ampliar e adaptar a oferta de produtos e serviços às novas demandas e padrões dos consumidores. Johnson & Johnson, Beleza Natural, Porto Seguro e Corinthians serão algumas empresas participantes.

Um case de sucesso será apresentado por Guilherme Paulus, Sócio Fundador da CVC, que democratizou o acesso às viagens para brasileiros de todas as classes sociais e responde por mais da metade de serviços turísticos comercializados no Brasil. Outra presença que merece destaque será o apresentador da SBT Carlos Massa, o Ratinho, que falará sobre sua trajetória e a comunicação utilizada para atuar com segmentos emergentes.

No segundo dia do evento, o painel “As transformações dos formatos e canais no novo cenário” debaterá os novos formatos e canais desenvolvidos para encantar esse novo consumidor com mais poder de compra, informação e capacidade de escolha. Cases de grandes empresas como Lojas Marisa, Ikesaki e Walmart serão apresentados.

Para encerrar, o painel “O momento para desenvolver e incorporar novos negócios no varejo” terá como foco avaliar como empresas de varejo, indústria e serviços inovam em modelos de negócio que as aproximam do consumidor emergente. Executivos da Telhanorte, Philips Consumer Lifestyle e Itaú Unibanco estarão presentes.

O evento terá também a presença de nomes internacionais. Um deles será Jorge Quiroga, CEO da JQ Consulting, membro do Ebeltoft Group, que abordará a realidade do mercado e consumo do varejo no México.

Outro destaque será a realização da FICSEL, Feira Internacional de Conceito em Serviços e Equipamentos para Lojas, que acontecerá simultaneamente ao Fórum.


ANOTE EM SUA AGENDA:

15o Fórum de Varejo da América Latina
Data: 16 e 17 de agosto de 2012
Local: Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – São Paulo)
Mais informações: (11) 3405-6679 ou eventos@gsmd.com.br