quarta-feira, 11 de julho de 2012

Metalfrio apresenta novas soluções para diminuir custos de gestão de parque de refrigeradores e aumentar vida útil dos equipamentos em campo

A multinacional, por meio de seu braço de serviços, a Life Cycle, disponibilizará novas alternativas para gerenciamento dos ativos de refrigeração de clientes e parceiros

A Metalfrio Solutions, uma das empresas mais inovadoras e internacionalizadas do País, acaba de criar novas soluções em pós-venda, com vistas à gestão total ou parcial dos refrigeradores de seus clientes no ponto de venda. Por meio de seu braço de serviços, Life Cycle, a empresa comercializará três tipos diferentes de pacotes de serviços, com mais de uma dezena de soluções customizadas, para garantir o uso mais eficiente dos ativos de refrigeração de seus clientes, da instalação à retirada e reciclagem dos equipamentos.


A Life Cycle, empresa criada em 2004 como um braço de serviços da Metalfrio, em nada se parece com a uma assistência técnica convencional. Para os clientes, os pacotes de gestão de parque instalado proporcionam um custo operacional mais baixo, manutenção preventiva como meio de ampliar a vida útil do equipamento, apoio logístico para movimentação, no caso de mudança de endereço do ponto de venda (PDV), e recolhimento dos refrigeradores em condições precárias de uso para reforma, reciclagem ou descarte correto.

Paralelamente, a Life Cycle desenvolveu um serviço de inventário e identificação do parque de refrigeradores já instalados e um sistema de monitoramento remoto, que permite verificar a localização e a performance do equipamento em tempo real. Quando detectada alguma falha no sistema de refrigeração ou a mudança de local do refrigerador, o sistema de monitoramento acusa imediatamente, enviando um chamado à Life Cycle e à rede autorizada mais próxima, para verificação.

Segundo Adilson Lemos, gerente de marketing da Metalfrio, com a nova estratégia de negócio, a empresa quer aumentar a participação dos serviços no faturamento total da companhia. "A Life Cycle é a maior empresa de gestão de ativos de refrigeração da América Latina e queremos oferecer nossa estrutura como uma solução completa de gerenciamento do ponto de venda, agregando valor ao nosso negócio e reduzindo os custos de gestão e manutenção para nossos clientes", afirma.

Nas Américas, a Life Cycle funciona com suporte de uma rede de atendimento com mais de 2.300 técnicos capacitados, todos treinados periodicamente por programas de e-learning.

Gestão de ativos de refrigeração pela Life Cycle

O conjunto de serviços disponíveis pela Life Cycle traz vantagens que facilitam o gerenciamento e a manutenção dos ativos de refrigeração no ponto de venda. O primeiro deles é a instalação correta do refrigerador, seguindo as condições e especificações técnicas ideais, para o perfeito funcionamento e a garantia de fábrica. No caso de mudança de endereço do PDV, outro serviço, o de movimentação, auxilia no transporte e reinstalação dos equipamentos. Nesse caso, havendo necessidade, a Life Cycle também armazena os refrigeradores em depósitos para instalação posterior.

A manutenção preventiva é outra opção de serviço prevista em contrato, para garantir a eficiência energética, evitar falhas inesperadas e assegurar maior tempo de vida ao equipamento.

Pelo serviço de censo da Life Cycle, é possível que o cliente institucional saiba a localização exata do ativo de refrigeração e administre sua correta utilização. A etapa relacionada à quebra de peça funcional é a manutenção corretiva, que prevê atendimento, de 24h à 48h a partir da notificação do problema, com pronta disponibilidade de atendimento em território nacional e uso de peças originais. Pela contratação do Fast Solution, o tempo de manutenção corretiva pode ser reduzido para apenas 3 horas, reduzindo o risco de perdas, principalmente para produtos como sorvetes e congelados.

Outros serviços previstos nos pacotes de gestão do parque de refrigeradores são a atualização estética e tecnológica (Renov), a reforma total de refrigeradores em condições precárias e o descarte do equipamento. Muitas vezes, a atualização com trocas de peças, estéticas e funcionais, pode representar excelente custo-benefício e aumentar o tempo de uso do refrigerador. Da mesma forma, equipamentos com condições precárias de uso podem ter sua vida útil estendida em até quatro anos por uma reforma.

A retirada do equipamento do ponto de venda e a destinação ambientalmente correta do equipamento também estão entre as opções de serviços da Life Cycle. Esgotada a vida útil do refrigerador, o equipamento é recolhido e seu descarte ocorre em conformidade às normas e aos códigos ambientais relativos a equipamentos inservíveis.

As soluções incluem ainda cobertura de assistência após a garantia de fábrica e um sistema de gerenciamento a distância, que permite, em tempo real, via internet, verificar o funcionamento do refrigerador e sua localização. Os serviços foram divididos em três diferentes pacotes de gestão para oferecer tranquilidade e segurança ao cliente. Isso porque, ao disponibilizar equipamentos em comodato para o ponto de venda, o cliente precisa que a exposição e o comércio de seus produtos ocorram sem falhas ou interrupções que possam gerar perda de faturamento ou diminuição do giro de mercadorias.

Sobre a Metalfrio

A Metalfrio Solutions, multinacional de origem brasileira, fundada em 1960, é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in. A empresa é líder de mercado no segmento na América Latina e no Brasil, onde a marca está presente em 90,5% dos estabelecimentos comerciais. Com quatro plantas industriais – uma no Brasil, uma na Rússia, uma na Turquia e uma no México, além de um centro de distribuição nos Estados Unidos e outro na Dinamarca -, tem capacidade de produção para um milhão de unidades de refrigeradores comerciais por ano. Os produtos são fornecidos para alguns dos maiores players mundiais dos segmentos de alimentos, bebidas, resfriados e congelados, por meio de uma rede de distribuidores em cerca de 80 países nos cinco continentes. Site: www.metalfrio.com.br