quarta-feira, 11 de julho de 2012

Web Pickup - Compre na Web e receba na loja física

Por João Kepler
A nova sensação do e-commerce é o Web Pickup, uma maneira simples que o varejo está descobrindo para integrar suas vendas OnLine com as lojas físicas. O produto comprado na Internet, fica a disposição do cliente nas lojas físicas ou nos Pontos de Entrega, se ele prefere retirar pessoalmente sua compra OnLine.

Essa cultura vem da experiência da venda OnLine de ingressos para shows e teatro, que há muito tempo pratica o Will Call, como é chamado o local de troca do voucher eletrônico comprado via web, pelo ingresso oficial do evento.



O varejo diariamente precisa se reiventar e tentar reduzir custos, aumentar vendas, melhorar a operação e logística e claro, agradar seus clientes. Essa difícil equação esbarra em problemas diários que são inerentes a chamada Evolução Digital, onde o consumidor hoje tem acesso a tudo em tempo real e está no comando. Situações como o ShowRooming, por exemplo, que é quando os compradores pesquisam os artigos na Web diretamente nas prateleiras das loja física e através dos códigos de barras dos produtos ou de uma simples pesquisa, comparam preços com outras lojas virtuais e não compram.

Pois bem, esta é uma nova forma de atrair e fidelizar o consumidor gerando outras opções de entrega no ato do CheckOut na venda OnLine, dando a possibilidade do e-consumidor retirar o produto comprado pela web em uma loja física ou um local de entrega. Nos Estados Unidos, gigantes do varejo como a Best Buy, Walmart e Macy´s já usam esta formatação para entregar produtos comprados na web em qualquer uma de suas lojas. A opção Web Pickup já é uma das opções de entrega mais escolhidas pelos compradores OnLine. A Apple, por exemplo, chama esta operação de Personal Pickup, que é a possibilidade de comprar OnLine e retirar na loja, inclusive permite que você mande outra pessoa autorizada por você pegar o produto em qualquer loja.

A experiência mais famosa neste sentido é a rede de conveniência Wallgreens onde ela trata o Web Pickup como um produto e um modelo de negócio e não somente como uma opção. Tem um site específico para isso e uma campanha de marketing para despertar o interesse pelo diferencial. Na Walgreens os clientes já comprarm OnLine diretamente em uma loja mais próxima de sua localização e retiram nesta mesma loja. Simples Assim!

Na minha opinião, o Web Pickup pode ser também uma estratégia contra o varejo tipicamente virtual (sem lojas físicas) pois eles só tem (por enquanto) a entrega via delivery. Com a união dos canais Online e OffLine do varejo, existe a possibilidade de levar os e-consumidores para as lojas físicas e neste momento trabalhar a venda de outros produtos.

No Brasil, já temos algumas experiências, como a da Lojas Americanas, por exemplo, que vende produtos no site e entrega em algumas de suas filias (lojas físicas). Mas para ir retirar o produto, é preciso aguardar o prazo de entrega informado no site que em tese é o mesmo do delivery e ainda não é permitida a devolução de pedidos na loja.

Apesar do crescimento acentuado do e-commerce, outro fator importante é que com essa possibilidade de poder ir buscar imediatamente o produto em uma loja que foi comprado via web, mais pessoas vão começar a comprar On-Line, pois passam a ter a sensação de uma segurança adicional. Além disso, questões como devoluções e reclamações ficam mais simples de resolver com a possibilidade do atendimento acontecer no mesmo local da entrega física.

Mas atenção varejistas, é preciso ter sistemas integrados de acompanhamento e controle de tudo, para evitar entregas duplicadas e outros problemas que envolvem este novo forma de relacionamento e método de entrega. WEB PICKUP.

Pense Nisso!
@JoaoKepler