quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Confiança do consumidor em SP cai pelo quarto mês

A confiança do consumidor paulistano caiu pela quarto mês em agosto, segundo o ICC (Índice de Confiança do Consumidor). O indicador foi divulgado nesta quarta-feira (22) pela Fecormercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Neste mês, o ICC registra queda de 2,7% ao passar de 160,6 pontos em julho para 156,3 pontos em agosto. Em agosto de 2011, o indicador estava em 152,71 pontos. A escala da instituição varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando se situa acima dos 100 pontos.


A retração no nível de confiança dos paulistanos em agosto se deu pela menor satisfação em relação às condições futuras da economia. Na análise da FecomercioSP, a queda do ICC em agosto está diretamente relacionada ao cenário de instabilidade econômica, influenciado por notícias de quedas de produção e venda em determinados segmentos.

O IEC (Índice de Expectativa do Consumidor), categoria que mede a percepção futura dos consumidores, caiu 3,3% ante julho. O resultado foi pressionado, principalmente pela queda de 8% na confiança das famílias com renda de 10 salários mínimos ou mais, seguido pelos consumidores com 35 anos ou mais (-5,1%) e pelo grupo feminino (-4,1%).

Já o ICEA (Índice de Condições Econômicas Atuais), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, apresentou queda de 1,7% no intervalo.

O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados em entrevistas com 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade.

Fonte: Folha de São Paulo (via Mercado e Consumo)