quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia dos pais aumenta fluxo de clientes em até 15,5% nas lojas, aponta Virtual Gate

No sábado que antecedeu a data houve um crescimento de 27,3% em relação ao ano anterior. Lojas de shoppings registraram alta de 12% e lojas de rua 9% de acordo com a contagem de fluxo por digitalização de imagem

Com uma expectativa de crescimento de vendas em torno de 3,5% (dados da Confederação Nacional dos Lojistas – CNDL) para o Dia dos Pais, o varejo já se prepara para receber um maior fluxo de clientes em suas lojas, principalmente nos últimos dias que antecedem a data – já que é comum os filhos deixarem as compras para a última hora.

De acordo com pesquisa realizada pela Virtual Gate, que atua na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas em pontos de venda, com 224 lojas de shopping e 381 lojas de rua, nos 14 dias que antecederam a data em 2011 houve um crescimento de 15,5% ante os 12,5% de 2010 na entrada de clientes nas lojas. Já para 2012, estima-se um incremento de 5% a 6% na semana de Dia dos Pais com relação à semana anterior. Veja gráfico:

Média de Fluxo de Clientes Semanal, em Mil

Na comparação entre 2010 e 2011, foi constatado crescimento de 10,3% de fluxo de pessoas nas lojas analisadas. Analisando o período, foi possível identificar que houve uma grande evolução no fluxo de clientes nos 14 dias que antecedem a data comemorativa, com o crescimento 12,5% em 2010 e 15,5% em 2011. A maior concentração ocorreu no sábado que antecedeu o Dia dos Pais, com 45% mais fluxo que a média dos outros sábados em 2010, e 27,3% maior que os sábados do período analisado em 2011.
Olhando os números de 2012, nota-se uma queda de 6.1% do fluxo em relação a 2011, o que pode significar uma demanda represada para os dias que antecedem o Dia dos Pais.

As lojas de shopping foram as que tiveram maior evolução de um ano para o outro (12%), seguida das lojas de rua, com 9% de aumento. Quando falamos dos segmentos responsáveis por tal crescimento temos 6,7% em lojas de Materiais de Construção, 2,6% em Tecido Vestuário e Calçados e de 5,6% no segmento de Papelaria Informática e Comunicações.

Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, oferece serviços e soluções diferenciadas, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

De acordo com a diretora geral da empresa, Heloísa Cranchi, quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.

Entre seus clientes estão grandes varejistas, como: mercado em geral, como C&A, Pernambucanas, Vivo, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura,Cybelar, Shoestock, Nokia, Via Uno, Reebok, Cantão, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade entre outros.

Sobre a Virtual Gate

A Virtual Gate atua há 10 anos na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas em pontos de venda, utilizando tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics). Atuando na vanguarda tecnológica, a Virtual Gate oferece serviços e soluções diferenciadas aos seus clientes, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

A Virtual Gate é uma empresa do Grupo Plastrom (www.plastrom.com.br), presente há mais de 20 anos no mercado varejista, atuando como provedor de soluções tecnológicas para gerenciamento de fluxos de materiais e pessoas no varejo. Além da Virtual Gate, fazem parte do grupo as empresas Sensormatic, ImediaData e Rayton. Entre alguns de seus clientes estão: C&A, Pernambucanas, Vivo, Livraria Cultura, Cybelar, Via Uno, Shoestock, Cantão, Reebok, Adidas, L'Occitane. Mais informações: www.virtualgate.com.br.