quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mais 300 lojistas gaúchos foram qualificados gratuitamente pelo Programa Q Comércio

A capacitação profissional promovida pela FCDL-RS beneficiou lojistas de 31 municípios do estado

O final do mês de agosto conclui o treinamento de mais 300 lojistas gaúchos pelo Programa Q Comércio, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). São 31 municípios gaúchos que se beneficiaram da atividade exclusiva e gratuita de capacitação profissional, que impulsiona o desenvolvimento econômico e social através de técnicas inovadoras de gestão estratégica no varejo.


- Trata-se de uma ferramenta fantástica. A aceitação dos lojistas foi excelente. O programa oferece ótimos meios de capacitação. Além disso, é um serviço de consultoria gratuita que visa apenas o crescimento do varejo gaúcho - resume o presidente da CDL de Uruguaiana, Jorge Alberto Rafael Urquiza.

A partir da iniciativa, foram beneficiados lojistas de Agudo, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Campo Bom, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Farroupilha, Getúlio Vargas, Gramado, Horizontina, Igrejinha, Ijuí, Lajeado, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sapiranga, Soledade, Taquara, Três Coroas, Uruguaiana, Vacaria e Venâncio Aires.

- Os lojistas aderiram com satisfação ao programa Q Comércio pois estão buscando uma melhoria nos processos de gestão de suas empresas e também um melhor desempenho no resultado final dos seus negócios. Para o varejo local, a capacitação e qualificação profissional significa melhorar o desempenho dos negócios e buscar melhores resultados - aponta o presidente da CDL de Santa Cruz do Sul, Jeferson Schmechel.

Os empreendedores que aderiram ao programa tem acesso ao uso da ferramenta de gestão Scopi, além de um modelo de planejamento estratégico com projetos, processos e indicadores. Os empreendedores ainda serão acompanhados por uma consultoria do Sebrae/RS, pelo período de seis meses, que acompanhará o rendimento e a implementação de novas ferramentas nos negócios.

- O Scopi, software utilizado pelas empresas que aderiram ao Programa Q Comércio, é uma ferramenta que viabiliza técnicas de gestão da qualidade promovendo a competitividade da empresa no mercado local, auxiliando no gerenciamento de projetos e rotinas de gestão - explica Schmechel.

A partir da conclusão dos ensinamentos, os lojistas ainda serão avaliados por um consultor, que cederá aos aprovados a Certificação Bronze do Programa Q Comércio. A cada edição, uma avaliação é realizada pela FCDL-RS e, de acordo com o desempenho das empresas participantes, são gradualmente promovidos a Certificação Prata e Ouro.

A Solenidade de Reconhecimento, em que os lojistas receberão o direito de uso do Selo da Qualidade, será realizada na 43ª Convenção Estadual Lojista, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.