terça-feira, 14 de agosto de 2012

Novos empreendedores aquecem o mercado durante a 2ª Rio Preto Franchising Business

Milhares de pessoas foram ao evento em busca de novos negócios e conhecimento sobre o setor que mais cresce na região


Nos dias 10 e 11 de agosto, São José do Rio Preto ofereceu a empresários de todo o Brasil a oportunidade de entrar ou expandir no ramo de franquias com a Rio Preto Franchising Business. Em sua segunda edição, a feira é considerada a melhor do interior e aconteceu no Automóvel Clube.

Durante o evento, o secretário de desenvolvimento econômico e negócios do turismo, Carlos de Arnaldo Silva Filho, ressaltou o trabalho dos órgãos competentes e agradeceu pelos resultados obtidos com o conjunto. “Reunir 100 marcas nesta feira é uma prova do sucesso que a Rio Preto Franchising Business 2012 já conseguiu”, afirmou o secretário.


Durante os dois dias, empreendedores de toda região, além de visitantes de Rodonópolis (MT), Recife (PE), Três Lagoas (MS), Uberlândia (MG), Distrito Federal, entre outros, estiveram presentes para conferir as redes expositoras, que eram dos mais diversos segmentos, de venda de bijuterias a supermercado. Foram 2.300 visitantes no primeiro dia e 3.100 no sábado.

De acordo com Marcos Nascimento, diretor da empresa de formatação, comercialização e expansão de franquias, os visitantes já tinham em mente qual segmento queriam atuar quando chegaram no evento. “Conseguimos apresentar opções para todos os presentes, pois a feira reuniu segmentos diversificados”, ressaltou o organizador.

O público era formado em sua maioria por novos empreendedores em busca de sua primeira franquia. Os irmãos Fernando e Leandro Martins, empresários do ramo de autopeças, compareceram aos estandes da Riolax e da Marchot visando escolher entre essas duas redes. “Queremos agregar ao nosso perfil empreendedor o know-how de mercado que a franquia traz para garantia de sucesso em um segundo negócio”, explicou Leandro.

Para dar soluções completas, a Rio Preto Franchising Business deste ano trouxe uma parceria com a agência de fomento Desenvolve SP. Eduardo Saggiorato, gerente de negócios e operações da Desenvolve SP, apresentou a Linha Especial a Franquias (LEF) que dá crédito diferenciado ao empresário do franchising para estimular o setor no Brasil. Segundo Saggiorato, a maior procura no estande foi por crédito para a primeira franquia. “Estamos recebendo encaminhamento dos expositores de empreendedores interessados em abrir seu primeiro negócio”, disse no primeiro dia do evento.

O balanço geral indica que mais de R$ 20 milhões sejam gerados a partir da feira. Só a Cia de Franchising espera que 32 negócios sejam fechados com seus clientes nos próximos meses. “Temos perspectiva de que 50 empregos diretos sejam gerados, com R$ 3,84 milhões de investimentos previstos”, declara.

A média de cadastro nos estandes foi de 50 por marca. Dos visitantes no estande da Remax, Ricardo Teixeira, gerente de expansão da marca, considera 4 potenciais novos franqueados. “Eles têm atuação no mercado imobiliário em que trabalhamos e são prováveis novos parceiros”, considera.

“As feiras de franquias são eventos imprescindíveis para o empresário que quer expandir seus contatos. Por meio delas, consegue-se fazer network de qualidade e conhecer outras redes, além de se atualizar sobre o mercado”, reforça Priscila Vilches, diretora da Lacerda Comunicação.

A Rio Preto Franchising Business 2012 conseguiu agregar redes de sucesso dos mais variados segmentos, empresas de formatação e expansão, agência de crédito para empresas do setor, além de apoio do Sebrae. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, Lacerda Comunicação e Cia de Franchising.