quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Revelados os vencedores do Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo”

Anúncio feito na BR Week destaca Grupo Pão de Açúcar como varejista do ano

O Brasil conheceu hoje a lista de empresas com maior peso no segmento varejista. Os vencedores do prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” foram anunciados nesta quarta-feira, durante a 2ª edição do Brazilian Retail Week (BR Week). O evento, que discute os rumos do varejo no País, reuniu nos últimos três dias, em São Paulo, cerca de 1500 empresários e especialistas em áreas diversas.

“O jeito brasileiro de fazer negócio é diferente do restante do mundo e precisamos revelar as boas práticas que nos tornam tão admirados”, afirma Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e presidente do Grupo Padrão, do qual faz parte a revista NOVAREJO.

Para chegar aos vencedores, a consultoria Accenture – que realizou o estudo pioneiro a pedido da revista NOVAREJO, idealizadora do Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” – dividiu as empresas concorrentes em 19 categorias, sendo cinco baseadas em análise quantitativa e 14 em qualitativa. A avaliação foi realizada nos primeiros quatro meses de 2012.

“Aceitamos o desafio proposto e realizamos o estudo que avaliou 42 empresas em 5 diferentes segmentos de atuação. Além da questão quantitativa, baseada em estatísticas, consideramos também análises qualitativas para reconhecer destaques no varejo nacional em distintas categorias. Foi formada uma banca com profissionais com diversas especialidades para verificar as empresas destaques”, explica Rodrigo Diago, executivo sênior para o varejo da Accenture.

O grande vencedor, em três categorias – Varejo Empregador do Ano, Sustentabilidade e Varejo do Ano –, foi o Grupo Pão de Açúcar. “É sempre bom receber uma premiação, mas nós não trabalhamos para sermos premiados, buscamos resultados e procuramos cumprir nossa missão que é garantir a melhor experiência de compra para nossos clientes. Cada um dos nossos 170 mil colaboradores tem isso como meta e se continuarmos com essa dedicação, de forma constante e consistente, acredito que os prêmios serão uma consequência”, ressalta Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar.

Para Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, o prêmio é um reconhecimento do trabalho que as boas empresas no varejo vêm fazendo. “Incentiva as empresas e profissionais a continuarem desenvolvendo o setor a ser cada dia melhor. A divulgação dessa lista tem efeito para o varejo como um todo, mas tem impacto também na nossa área de atuação: serve para guiar os profissionais no direcionamento de suas carreiras”, comenta.