segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Análise do volume de clientes nas lojas ajuda varejistas a definir planos de expansão

Digitalização de imagem é opção para contar fluxo de clientes e adotar estratégias de crescimento, marketing e RH

É cada vez mais comum uma loja física estar presente na rede mundial de computadores com seu website, e por lá também realizar a venda de seus produtos e serviços. Mensurar o número de page views (acessos, por assim dizer) pode ser um bom indicativo para saber se o mundo virtual é tão eficaz quanto o físico na hora de vender.

No entanto, a solidez da estrutura física, com demandas e volumes de vendas já arraigados e concretos serve como base para a definição de estratégias de vendas ainda maiores, expandindo horizontes para o ambiente virtual. Na maioria dos casos a loja virtual é mais uma forma de venda à estrutura física, e não excludente às tradicionais lojas de rua ou shopping. Assim, antes de oferecer a opção virtual aos clientes, é prudente analisar como está sua estrutura atual para a adoção de medidas mais assertivas e que se convertam em lucro.



Umas das formas de mensurar como está sua estratégia de marketing e se ela está surtindo o efeito esperado é pelo fluxo de clientes que circula nas lojas. Medi-lo é possível e determinante para que novas medidas de expansão sejam adotadas. Tão importante quanto mensurar os page views é saber, de fato, quantas pessoas circulam nas lojas e, o principal, quantas são convertidas em vendas. Afinal, de nada adianta a visitação sem a conversão e o lucro, certo?

Com o uso da tecnologia o varejista conhece melhor seu cliente e com isso melhora as relações de consumo, já que possui dados e informações importantes para a tomada de decisão.

A Virtual Gate, que graças à utilização da tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), oferece serviços e soluções diferenciadas aos seus clientes varejistas que buscam análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão. Ajudando na construção de resultados para seus clientes, a Virtual Gate atua na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas e fornece informações que permite ao varejista uma análise detalhada sobre a quantidade de clientes que entraram na loja versus taxa de conversão (tickets emitidos).

“A ferramenta permite uma melhor gestão de todos os processos da loja, desde a escala de funcionários em horários de maior fluxo, entendendo quantos caixas deverão ser abertos e evitando assim, maior tempo em filas, treinamento da equipe de vendas, até ações de marketing e vendas”, explica a diretora geral da Virtual Gate, Heloísa Cranchi.

A utilização da solução da Virtual Gate possibilita informações variadas de fluxo que podem ser convertidas em ações estratégicas de acordo com a sazonalidade dos PDVs, permitindo uma melhor administração das lojas, bem como de suas estratégias de marketing e de planejamento operacional.

A Virtual Gate mantém um serviço proativo de monitoramento de toda a rede de câmeras instaladas, detectando qualquer falha de transmissão ou de geração de dados e corrigindo-as antes mesmo que o cliente tenha conhecimento da ocorrência. Seu processo de gerenciamento de dados é completo e confiável e vai desde a transmissão, validação, correlação e armazenamento de dados, até a análise e disponibilização em um ambiente web amigável e de fácil navegação.

Entre seus clientes estão grandes varejistas, como: mercado em geral, como C&A, Pernambucanas, Vivo, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura,Cybelar, Shoestock, Nokia, Via Uno, Reebok, Cantão, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade entre outros.

Sobre a Virtual Gate

A Virtual Gate atua há 10 anos na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas em pontos de venda, utilizando tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics). Atuando na vanguarda tecnológica, a Virtual Gate oferece serviços e soluções diferenciadas aos seus clientes, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes. A Virtual Gate é uma empresa do Grupo Plastrom (www.plastrom.com.br), presente há mais de 20 anos no mercado varejista, atuando como provedor de soluções tecnológicas para gerenciamento de fluxos de materiais e pessoas no varejo. Além da Virtual Gate, fazem parte do grupo as empresas Sensormatic, ImediaData e Rayton. Entre alguns de seus clientes estão: C&A, Pernambucanas, Vivo, Livraria Cultura, Cybelar, Via Uno, Shoestock, Cantão, Reebok, Adidas, L'Occitane. Mais informações: www.virtualgate.com.br.