sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aumenta o número de pequenos negócios que fecham as portas

Pesquisa do Sebrae-MG e Jucemg mostra dados sobre o enceramento das atividades das micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais em Minas Gerais

Mais de 35,6 mil pequenos negócios fecharam as portas entre 2010 e 2011. O número representou um aumento de 25% nos pedidos de encerramento das atividades. É o que mostra a pesquisa Situação Jurídica das Micro e Pequenas Empresas, feita pelo Sebrae-MG em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).


De acordo com a pesquisa, baseada no cadastro de registro da Jucemg, do total dos empreendimentos formais que encerram as atividades, 78% eram micro e pequenas empresas e 14% Empreendedores Individuais.

Em 2010, 1,2 mil Empreendedores Individuais - empreendimentos que faturam até R$ 60 mil anual, não têm sócio e possuem até um funcionário – cancelaram o registro. Em 2011, esse número passou para 4,2 mil, representando crescimento de mais de 260% no índice de empresas extintas.

A incidência maior de cancelamentos de registros de Empreendedores Individuais foi em atividades do comércio (45%). Além disso, 65% tinham até um ano de formalização e 42% dos empreendimentos estavam concentrados na região Centro.

Já entre as micro e pequenas empresas, a variação do número de negócios extintos de um ano para o outro aumentou 25%. A maioria das empresas era do comércio, estava no mercado há mais de cinco anos, com maior presença nas regiões Centro (35%) e Sul (21%).

Ainda segundo a pesquisa, em 2011, foram registrados 707 pedidos de falência, todos feitos por micro e pequenas empresas, com cinco anos ou mais de mercado. Novamente, as empresas da região Centro foram as que lideraram os pedidos de falência.

Outros 244 pequenos negócios, entre Empreendedores Individuais e micro e pequenas empresas, foram transferidos para outros estados e 52 empreendimentos convertidos para sociedade simples, ou seja, atividades de natureza intelectual, científica, literária ou artística.

Pesquisa completa:
http://www.mg.agenciasebrae.com.br/noticia/18999566/pesquisas/aumenta-o-numero-de-pequenos-negocios-que-fecham-as-portas/