terça-feira, 25 de setembro de 2012

Empresários da indústria de materiais de construção veem setembro positivo


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulga o Termômetro mensal referente ao mês de setembro. Este mês foi considerado positivo para o setor. Os dados revelam otimismo das empresas, tanto nas pretensões de investimentos no médio prazo (próximos 12 meses), quanto à expectativa das ações governamentais, também no médio prazo. Este cenário se relaciona devido às últimas ações do governo que prorrogaram a desoneração do IPI dos produtos já desonerados e incluíram novos produtos na lista.


"Recentemente em reunião com o Ministro Guido Mantega, expomos que prorrogar a desoneração do IPI seria aumentar a intenção de investimento pelos empresários e ficamos felizes que isso tenha realmente acontecido.", afirmou Walter Cover, presidente da entidade.

A sondagem no mês de setembro entre as indústrias de materiais de construção indica que, na média, 58% têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor. Em relação ao mês passado (agosto) houve um crescimento de 22% no otimismo. Já a porcentagem de indiferentes caiu de 58% para 42%. Este resultado fez com que o pessimismo tenha se diluído. Enquanto em agosto o pessimismo chegou a 7% dos empresários, em setembro esse número chegou a 0%.

Outro ponto positivo da sondagem está nas pretensões de investimentos no médio prazo. Enquanto agosto o estudo apontava que apenas 67% dos empresários planejavam investir, no mês de setembro este cenário foi bastante favorável, alcançando 81% - o melhor índice registrado nos últimos 12 meses.

No mercado interno, a pesquisa apontou um desempenho Bom do setor, em média. O cenário ficou dividido em: 5% Muito Bom, 65% Bom, 28% Regular e 2% Ruim.

Para Cover, as ações recentes do governo na desoneração do IPI, desoneração na folha de pagamentos e redução no custo de energia começam a impactar positivamente nas expectativas da indústria de materiais. “Esperamos que outros itens, que também sofrem com a falta de isonomia com produtos desonerados ou com importação desleal, venham ser contemplados nas futuras medidas”, finaliza.

Sobre a ABRAMAT

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócio ambiental dos agentes do setor.