segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FecomercioSP: Comércio varejista contrata mais do que no Natal


Quantidade de postos de trabalho com carteira assinada em junho supera o número de dezembro de 2011

O total de trabalhadores com carteira assinada no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) cresceu 3,4% entre junho de 2011 e 2012, passando de 950.003 postos de emprego formal para 982.593, segundo análise realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Em relação ao mês passado, foram criados, aproximadamente, 1,1 mil novos postos de trabalho, já em relação ao mesmo período de 2011, são 32.590 pessoas adicionadas ao mercado formal. Com isso, o total de postos de trabalho com carteira assinada em junho superou o de dezembro de 2011.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP afirma que, apesar do resultado positivo, há uma clara desaceleração no nível de crescimento de empregos formais. Entretanto, a FecomercioSP destaca que o movimento não deve ser encarado como uma tendência, principalmente porque a economia deve acelerar ao longo do segundo semestre de 2012.


Rotatividade
A taxa de admitidos passou de 4,8% em maio para 4,7% em junho. Por outro lado, a taxa de demissões recuou de 4,8% para 4,6% no mesmo intervalo. No mês que encerra o primeiro semestre do ano, a rotatividade no comércio geral foi de 4,6%. O setor que encerrou junho com a maior taxa de rotatividade foi o de Vestuário, Tecidos e Calçados (6,2%), seguido por Supermercados (5,2%), e Farmácias e Perfumarias empatado com Moveis e Decoração (4,5%).

Embora o desempenho percebido na contratação formal indique o arrefecimento das taxas de crescimento desde meados do ano passado, a Assessoria Técnica da FecomercioSP destaca que os empresários continuam absorvendo mais do que demitindo.

Nota Metodológica
A pesquisa analisa o nível de emprego do comércio na Região Metropolitana de São Paulo por meio de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). São utilizados os dados primários do Caged e em posse do código CNAE do comércio varejista consolida os dados em 12 ramos de atividades se obtém o número de empregados mensais, salário médio, demitidos e admitidos. A pesquisa de Emprego e Salário é apurada mensalmente desde janeiro de 2008.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.