sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FecomercioSP: Empresários paulistanos se mostraram mais confiantes em agosto

Pesquisada entidade revela que 91,5% dos empresários projeta crescimento da empresa nos próximos meses e 73,11% já pensam em aumentar o quadro de funcionários

Os empresários do comércio paulistano estão mais confiantes em agosto, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em agosto, o indicador assinalou alta de 7,6% ao passar de 105,4 pontos em julho para 113,4 pontos. O ICEC é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.


Em agosto, todos os itens que compõem o indicador apresentaram crescimento. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), quesito que vem registrando menor confiança do indicador, este mês, apresentou alta de 16,2% frente a julho, mas permaneceu na área de pessimismo com 82,3 pontos. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apontou forte alta de 8,2% no mesmo período ao atingir 151 pontos ante os 139,5 de julho. E o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), registrou leve avanço de 1% com passando de 106 para 107 pontos.

Entre os itens analisados pelo ICEC, mesmo registrando o menor nível de confiança do indicador, o ICAEC apresentou o maior avanço na confiança dos empresários do comércio. Em agosto, 34,98% também acreditam que as condições da economia estão melhores. Já 37,31% dos empresários avaliam que as condições atuais do setor melhoram. Apesar da maior parte dos empresários continuar afirmando que as condições atuais do setor pioraram, houve um incremento no grupo daqueles que estão vendo avanços em relação a julho, quando apenas 34,74% deles viam melhoras nesse quesito.

Olhando para o futuro, 85,29% dos empresários afirmam que a expectativa de crescimento para o setor é positiva. O otimismo também está presente na expectativa da economia brasileira, onde 82,03% acreditam em melhora. Além disso, 91,5% afirmam que a própria empresa também deve crescer. Reforçando essa percepção, 73,11% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários e 55,39% pretendem ampliar o nível de investimentos da empresa.

De acordo com a Assessoria Técnica da FecomercioSP, a alta no ICEC mostra que o empresário do comércio elevou de forma expressiva sua percepção positiva em relação ao presente e ao futuro, projetando um cenários econômico favorável até o fim do ano. Resultado que se deve a percepção de que as vendas devem crescer até dezembro, motivadas pelas ações adotadas pelo governo para estimular o consumo interno e atenuar os impactos do arrefecimento da economia global.

Nota Metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.