quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lojistas da região da serra se reúnem em Jornada do Varejo

Entidade associada da FCDL-RS promoveu encontro no último final de semana

Com o auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) praticamente lotado, a 3a Jornada do Varejo reuniu lojistas que debateram temas da atualidade, no último domingo (16/09). O evento apresentou temas relevantes ao segmento que deverão refletir em recursos de gestão para tomada de decisão e em última instância, percepção de melhora no atendimento para o consumidor final.



A Jornada do Varejo também foi palco para o lançamento do SPC Social. A personagem "Super SPC" criada pela CDL Caxias agora também é protagonista da Cartilha Crédito Inteligente, Consumo Consciente. Dois mil exemplares foram impressos e já estão nas lojas de Caxias do Sul. A Cartilha usa a linguagem de Histórias em Quadrinhos (HQ) e conta a saga da família Consuminho Gastadeira que compra sem critérios e fica endividada. O Super SPC entra em cena para se tornar um amigo do cidadão e ajuda na reabilitação de crédito com orientações e informações sobre o consumo consciente.

- Esse é o passo inovador da entidade no sentido de ser protagonista do combate à inadimplência. Não adianta só contabilizar dados e números se não podemos agir para enfrentar essa realidade preocupante caxiense e brasileira de endividamento. Muitos só conseguem passar o mês usando o crédito. Compram rancho, abastecem o carro e vestem a família no crediário. Sem esse recurso, pessoas começarão a sofrer sérias complicações. Estamos fazendo a nossa parte - presidente da CDL Caxias, Paulo Magnani.

Durante a Jornada do Varejo também foi anunciada a ampliação da parceria entre a CDL Caxias e o Sebrae. A partir de outubro novos cursos na área de gestão no Varejo serão oferecidos a um preço simbólico. Qualificação na área de Controles Financeiros para o Comércio Varejista; Gestão de Pessoas para o Comércio Varejista e Gestão Visual de Lojas são as primeiras novidades. A Linha Pequena Empresa também estará no guarda-chuva do SPC Social. Trata-se de projeto pioneiro na Região com a proposta de levar a CDL para onde é necessário. A ação conta com a participação da CDL Caxias, Sebrae, Prefeitura Municipal e Visate. Um ônibus equipado com a estrutura de gestão e reabilitação de crédito circulará pelos bairros.

A 3ª Jornada do Varejo contou ainda com palestras do publicitário e especialista em estratégias de marcas, Arthur Bender; do diretor do Grupo RBS, Norton Fabrizzio; o profissional de telecomunicações, Juliano Krziminski; o comerciante Pedrinho Ferrarini e o palestrante motivacional João Roberto Gretz.

A 3ª Jornada do Varejo foi uma iniciativa da CDL Caxias com patrocínio master da Claro e apoio da Cadence e Universidade de Caxias do Sul.