terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mercado de luxo adota music branding para "afagar" clientes em suas lojas

Num segmento que prevê faturar no Brasil R$ 22 bilhões em 2012, grifes consagradas ressaltam a importância de atribuir valores às marcas por meio de uma programação musical agradável, moderna e adequada ao seu perfil.

Líder no mercado brasileiro em programação musical personalizada, a ListenX oferece há 10 anos soluções de music branding que atendem ao mercado de luxo no Brasil, consagrando-se como um serviço indispensável para o marketing de grandes grifes. Com isso, todo o lado glamouroso da moda ganha mais um aliado na constante busca das marcas por entender, agradar e fidelizar seu público consumidor.

A grife Lacoste, por exemplo, detentora de um público fiel e exigente no Brasil e reconhecida mundialmente por seu estilo ‘unconventional chic’ que agrada ao público nas mais diferentes regiões do planeta, há 3 anos já conta com o music branding da ListenX em todo o Brasil e comemora os resultados em sua rede de lojas. “A sonorização da loja é um elemento essencial no trabalho de branding que fazemos em nossa rede. A música cria uma atmosfera especial e reforça a identidade da marca, por isso recebemos muitos elogios dos clientes. Além disso, a proposta musical da ListenX atende a todas as nossas premissas: variedade de estilos com o que há de mais atual nas cenas musicais nacional, internacional e do cenário independente”, afirma Denis Mattos, coordenador de visual merchandising da Lacoste. Além da Lacoste, a ListenX também assina a trilha sonora da 1ª loja Lacoste L!ve no Brasil, inaugurada recentemente no badalado Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, sinônimo de glamour na cidade.

O projeto criado pela ListenX para a Anna Pegova, instituto de beleza francês especializado em cosméticos e estética, e que há 40 anos está no Brasil, se diferencia em relação ao oferecido normalmente no serviço de music branding: cada loja traz duas trilhas sonoras distintas, uma para a área de vendas e outra para as cabines de estética, que recebem as clientes. “Após algum tempo de parceria com a ListenX, fomos sentindo o retorno de nossa equipe e da clientela, e passando feedback a eles. Assim, a ListenX conseguiu elaborar duas programações diferentes, mas que têm um ponto de equilíbrio”, afirma Michele Zehil, diretora comercial da Anna Pegova. Mais do que uma programação musical adequada ao perfil da marca, o objetivo do departamento de marketing da Anna Pegova era chegar a unificação da música nas lojas, a fim de criar uma única identidade. Michele complementa falando da satisfação com os serviços da ListenX: “Nossas clientes permanecem entre 20 minutos a 2 horas nas lojas, então a música se torna essencial para o bem-estar e retorno desse cliente. A música pode causar uma lembrança muito forte e agradável se for a correta. Várias clientes já elogiaram a trilha sonora e chegaram a pedir um CD com as músicas de presente e até para comprar”.

Outra marca com grande destaque no mercado de luxo brasileiro que tem a assinatura musical da ListenX é a Brentwood, que tem mais de 50 anos de tradição no setor de móveis e decoração. Para a definição da trilha sonora da Brentwood, a ListenX levou em conta características próprias da marca. “No estudo feito por eles o que pesou foram as ambientações dos showrooms, o estilo e o design dos produtos que vendemos. O resultado é uma programação musical que mescla a elegância vocal do jazz contemporâneo com as batidas leves e aconchegantes do lounge; as melodias do deep house levemente dançante e o bom humor de versões de clássicos do pop em ritmo de bossa moderna. Com essas escolhas a ListenX conseguiu traduzir muito bem o conceito contemporâneo da Brentwood”, diz Beatriz Zwarg, do departamento de marketing da Brentwood.

Além da parceria com as marcas citadas, outros nomes famosos do mercado de luxo já se renderam aos projetos sonoros da ListenX, como os restaurantes D.O.M e Dalva e Dito, ambos de propriedade do consagrado chef Alex Atala; as 6 lojas no Brasil da rede mundial de joalherias Pandora, uma das mais renomadas no setor; Adega Winehouse; academias BioRitmo e Cia. Athlética; toda a rede de lojas Daslu no RJ e SP, com unidade, inclusive, no Shopping JK Iguatemi; e o grupo Via Veneto, que comanda a rede de lojas Brooksfield, voltada para atender um público clássico e elegante, do homem que busca do jeans casual ao mais alinhado terno; a Brooksfield Donna, voltada à mulheres sofisticadas que desejam peças para a noite ou casual-chic para o dia-a-dia; a Brooksfield Jr., para garotos que buscam se vestir com estilo e personalidade; além da Harry’s, conhecida por sempre trazer novidades em moda masculina, seja social ou esporte, e a própria Via Veneto, dentre outras lojas de grandes marcas nacionais e internacionais estabelecidas no Brasil.

Com a percepção de atribuir à música uma condição de ferramenta poderosa do marketing de experiências, mexendo com as sensações das pessoas, a ListenX conta com uma equipe formada por produtores, locutores e especialistas nos mais diversos estilos de música dedicados a elaborar repertório de acordo com o perfil da marca e de seu público alvo.
www.listenx.com.br