quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pesquisa revela preferência dos consumidores nas farmácias

Segunda edição do estudo realizado pela CVA Solutions identificou a percepção de quem vai às compras nas drogarias e mapeou oportunidades para o mercado.

A Takeda, uma das líderes globais da indústria farmacêutica, é a primeira companhia do ramo a oferecer para seus clientes esse tipo de estudo da CVA Solutions, empresa especializada em pesquisa que analisa o desempenho das empresas de forma quantificada e comparativa a seus concorrentes, possibilitando a geração de planos de ação específicos. O estudo foi realizado no mês de junho deste ano, pela internet, em todos os estados brasileiros e contou com uma amostra real de 6.195 pessoas, homens e mulheres entre 31 e 55 anos, predominando nesse universo as pessoas que possuem um companheiro e filhos em casa (44%).


A partir do estudo, a CVA apresenta um diagnóstico das empresas correlacionando as métricas de percepção de seus clientes com as suas métricas internas. Com base nesses dados, é possível delinear um plano de ação que aumente a fidelização dos clientes, o market share e a rentabilidade.

O setor pesquisado está sendo melhor avaliado pelos consumidores do que setores tradicionais, como o de hotéis e o varejo alimentar. Para o consumidor, que em média realiza compra em farmácias uma vez a cada 15 dias, o principal fator para efetuar uma compra é a variedade e disponibilidade de produtos (47%). Para escolher a farmácia, ainda é o custo que pagará pelos medicamentos (35%) ou a atratividade das promoções e facilidade de pagamento que contam. A categoria mais procurada nas farmácias ainda é a de medicamentos, segundo 70% dos entrevistados.

Outro ponto decisivo é a fama e reputação da farmácia (29%). “Além de avaliar o comportamento do consumidor em cada região, a pesquisa mensura aspectos que indicarão quão sustentável é a fidelidade daquele consumidor à marca e reputação da empresa – irá indicá-la para outras pessoas? Esse dado é útil para o futuro, pois ajuda os varejistas a desenvolverem suas estratégias”, afirma Sandro Cimatti da CVA Solutions.

“Por meio da pesquisa, a Takeda quer oferecer informações valiosas, visando tornar as farmácias mais competitivas em suas regiões. Identificamos as necessidades dos nossos consumidores e compartilhamos esse diagnóstico com o varejo, que pode adaptar a oferta de seus serviços e fazer o tracking de sua melhoria, beneficiando a indústria como um todo.”, afirma Giles Platford, Presidente da Takeda no Brasil.

Segundo Eduardo Martins, Diretor da Unidade de Negócios OTC na Takeda no Brasil, “essa iniciativa faz parte da estratégia de colaboração com nossos clientes, com foco na sustentabilidade do negócio”, afirma.

Como oportunidades, foram identificadas a importância do varejista conhecer profundamente os seus clientes, aqueles que constantemente adquirem medicamentos como os pacientes crônicos ou gestantes. As compras em farmácias não são vistas pela população como algo prazeroso, segundo a pesquisa. Então, pelo olhar dos clientes, a escolha é realizada basicamente pelo serviço de atendimento oferecido, além do preço e facilidades de pagamento.

Os três principais motivos elencados para avaliar uma rede como a pior drogaria são:a ausência de conveniência, mix de produtos e/ou preço competitivo. O treinamento dos atendentes também foi identificado como um item que piora a percepção dos consumidores. Atualmente, destacam-se algumas ações realizadas para fidelização dos clientes como o próprio cartão fidelidade, que oferece algumas facilidades aos consumidores, principalmente para o pagamento. Segundo a pesquisa, os cartões das drogarias estão em terceiro lugar, depois de cartões de crédito e cartões de empresas aéreas.