sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Subway é a rede de franquias que mais cresce no Brasil

Atualmente, a marca de fast-food possui mais de 900 unidades presentes em todos os estados brasileiros. Em 2002, eram apenas duas lojas no país



A SUBWAY® – rede de franquias fast-food que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos – marca presença na Rio Franchising Business 2012, de 27 a 29 de setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Em 2002, a rede possuía apenas duas lojas: em Salvador e no Rio de Janeiro. Três anos depois, já eram 25. Em 2010, chegava a 543 pontos. Hoje, são mais de 900 unidades presentes em todos os estados brasileiros, o que torna a marca a primeira rede de fast-food no Brasil em números de lojas. E a expectativa é fechar 2012 com 1.050 restaurantes em funcionamento.
 

Nos próximos três meses, a SUBWAY® chegará a 100 lojas somente no Estado do Rio de Janeiro. Além de aumentar o número de lojas, a rede está chegando em algumas novas cidades, como Barra do Piraí, Paraty, Valença, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Maricá, Barra Mansa e Rio das Ostras.

“Esta é a sexta vez que a SUBWAY® participa da Rio Franchising Business. Neste ano, a rede comemora o sucesso no mercado brasileiro, com 940 unidades, em todos os estados e em mais de 285 cidades. Estamos projetando abrir um restaurante por dia até o final do ano e a expectativa é fechar 2012 com 1.000 unidades em funcionamento no país”, ressalta Roberta Damasceno, gerente nacional da SUBWAY® Brasil.

Segundo Roberta, o sucesso da marca também se deve à estrutura organizacional da empresa, que possui Agentes de Desenvolvimento divididos em 13 localidades, responsáveis por dar todo apoio aos franqueados locais e alavancar a marca na região. Na última convenção, realizada no mês passado em Orlando (EUA), dois agentes ganharam destaque na SUBWAY® no mercado emergente: João Augusto Fugiwara e Leandro Debone, responsáveis por Santa Catarina e litoral de São Paulo respectivamente. A premiação leva em consideração o desenvolvimento da marca na região, suporte prestado localmente e a capacidade de comunicação dentro do padrão SUBWAY®.

Outro fator relevante é o poder da marca internacionalmente. Atualmente, a SUBWAY® é a maior rede de fast-food do mundo em número de lojas com mais de 37 mil unidades em 100 países. E o Brasil é o segundo que mais cresce na rede, atrás somente dos Estados Unidos. Em média, a SUBWAY® Brasil tem avançado cerca de 30% ano a ano, e já gera mais de 15 mil empregos diretos no país.

A marca tornou-se líder internacional no desenvolvimento da indústria de restaurantes de comida rápida, saudável e personalizada. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, os restaurantes atendem diariamente uma média de 6 milhões de clientes no mundo. Em recente pesquisa apresentada pela Added Value, consultoria de desenvolvimento de marcas e marketing, a SUBWAY® ficou entre as dez marcas com maior relevância cultural dos Estados Unidos. E foi a única representante do mercado alimentício na lista.

A SUBWAY® foi fundada nos Estados Unidos há mais de 45 anos e até hoje pertence ao seu criador, Fred Deluca. A primeira unidade fora dos Estados Unidos foi na ilha de Bahrain, no Meio Oriente, em 1984. Desde então, o conceito se expandiu pelo mundo, com restaurantes que oferecem um cardápio principal, com ingredientes que mudam de acordo com as variações culturais de cada lugar, dando ao cliente o conforto de saber que encontrará seu sanduíche preferido independente do lugar.

Passo a passo para ser um franqueado

Para se tornar um franqueado SUBWAY® é necessário preencher um formulário de cadastro no site oficial da SUBWAY® (https://www.subway.com/applications/AdditionalInfoApp/index.aspx?LC=POR). O documento será analisado por uma equipe especializada e, caso o candidato seja aprovado, serão agendadas entrevistas com os agentes de desenvolvimento responsável da região para cumprir novas etapas do processo de seleção. Depois de aprovado, o futuro franqueado contará com todo suporte da SUBWAY® para a abertura da loja e o agente de desenvolvimento regional acompanhará e auxiliará de perto todas as etapas até a abertura da loja.

Uma opção saudável

A rede tem como diferencial ser a única com um cardápio verdadeiramente saudável, sem fritura e 0% de gordura trans. Os lanches não oferecem frituras e têm opções de ingredientes frescos para montar seus sanduíches. Os restaurantes oferecem refeições rápidas, com sanduíches, cookies e saladas. O consumidor pode montar seu próprio prato, escolhendo os ingredientes que mais o agradam. São mais de 6 milhões de combinações possíveis.

O cardápio conta com diferentes tipos de sanduíches, que podem ser ou não tostados: Frango Teriyaki (frango com molho Teriyaki); Subway Melt™ (peito de peru, presunto e bacon), Frango Pizzaiolo (frango, peperoni e molho marinara), Almôndegas com molho Marinara, Frango Carne, Italiano (salame e peperoni), Subway Club™ (presunto, peito de peru e rosbife), Presunto, Atum, Peito de Peru, B.M.T.™ (salame, peperoni e presunto), Rosbife, Vegetariano, Frango defumado com cream cheese, e Churrasco. Todas as opções podem ser feitas com queijo prato, suíço ou cheddar, vegetais (alface, tomate, cebola roxa, pimentão, pepino) e cinco tipos de pão (três queijos, italiano branco, parmesão e orégano, integral e integral com aveia e mel), com 15 ou 30 cm.

Os sanduíches podem ser temperados com sal, pimenta, azeite, vinagre e os molhos: Parmesão, Barbecue, Cebola Agridoce, Mostarda e Mel e Chipotle. É possível, ainda, transformar qualquer sanduíche em salada.