segunda-feira, 15 de outubro de 2012

74% dos consumidores na América Latina melhoram suas experiências de compras graças à incorporação de soluções tecnológicas

De acordo com o estudo de comportamento de consumo da Motorola Solutions na América Latina, a disponibilidade de aplicativos de compras nos dispositivos dos usuários influencia a aquisição.

De acordo com o estudo de comportamento de consumo da Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) na América Latina, 59% dos compradores acreditam que contam com mais informações, sobre cupons, preços competitivos e disponibilidade de produtos, que os vendedores. Por essa razão, 74% dos usuários reconhecem uma melhor experiência, no comércio varejista, quando o vendedor fornece informações através de dispositivos móveis, preferencialmente computadores portáteis e pontos de venda móvel.


As principais causas de descontentamento do consumidor estão relacionadas à falta de estoque e ao baixo nível de assistência, dois fatores que podem ser evitados com a ajuda de soluções tecnológicas móveis. Por outro lado, 69% dos usuários de smartphones reconhecem que gostariam de receber informações de descontos e opções de pagamentos nos seus dispositivos ou e-mails, de forma a simplificar os processos de compra. No total, 30% dos usuários de smartphones baixaram aplicativos de controlador de preços, enquanto 20% declararam ter usado os cupons de oferta de seus dispositivos.

A pesquisa de comportamento de consumo da Motorola Solutions na América Latina (Holiday Shopper Survey) foi desenvolvida para revelar experiências e atitudes para a implantação de tecnologias em comércios varejistas, avaliar o autosserviço dos compradores e a conduta de compra online. O estudo foi realizado no México e no Brasil, em dezembro de 2011, pelas agências de pesquisa TNS International, e contou com mais de 400 consumidores.

Pontos importantes

· O GPS, o comparador de preços e a disponibilidade de produtos são os primeiros três aplicativos baixados pelos usuários de smartphones na América Latina.
· 65% dos entrevistados usariam um aplicativo de mapa de ambiente de loja com a finalidade de ser mais eficiente nas compras, visando diminuir o tempo de visita e encontrar produtos.
· 72% dos consumidores da geração X declararam que os postos de autoajuda, nas lojas, são mais práticos que o atendimento dos vendedores.

“O tempo e a velocidade são dois fatores fundamentais no momento de realizar uma compra. As soluções de mobilidade permitem uma economia de tempo significativa, além de agilizar os processos, tanto de compra como de venda. A pesquisa aponta que a demora dos processos e a ineficácia nos serviços são os dois motivos centrais pelos quais o visitante de uma loja não se torna consumidor de um produto. Essa situação pode ser revertida através da implementação de soluções de mobilidade voltadas à melhoria da experiência de compra”, diz Lobsang Rodriguez, gerente de Produto de Dispositivos de Computação Móvel para América Latina