quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Confirmada realização do encontro do "Conselhão" durante Convenção Estadual Lojista

Encontro "Diálogo CDES-RS" esclarece lojistas sobre Programa Gaúcho do Microcrédito

O maior encontro do varejo riograndense será palco de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CDES-RS), no dia 10 de outubro. A 43ª Convenção Estadual Lojista, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), recebe os conselheiros para a realização do "Diálogo CDES-RS", que esclarecerá os varejistas sobre as melhorias do Governo Estadual com relação ao Programa Gaúcho de Microcrédito.


Participam da mesa-redonda o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, o secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesamp), Maurício Dziedricki, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin e o presidente do Badesul, Marcelo Lopes. Em seguida, será cedido espaço para intervenções e depoimentos da plateia. Ao final, será elaborado um relatório, que será entregue a todos os participantes da 43ª Convenção Estadual Lojista.

- O Programa de Microcrédito é muito positivo no incentivo ao empreendedorismo. Ainda há espaço para divulgá-lo, com o objetivo de levar o conhecimento ao alcance das comunidades mais distantes, e por consequência, motivar a geração de novos negócios, com o potencial de criar novos postos de trabalho e somar renda ao varejo gaúcho - aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Koch.

O Programa Gaúcho de Microcrédito disponibiliza financiamentos entre R$ 100 e R$ 15 mil a empreendedores formais e informais, com taxas de juros de 0,64% ao mês e pagamento em até 24 vezes. O objetivo é financiar pequenas quantias a juros inferiores do mercado, para fomentar o empreendedorismo nas áreas de prestação de serviços, comércio, pequenas indústrias, além dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Os recursos financeiros são oriundos do Banrisul e garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro Empresa, ao Microprodutor Rural e Empresa de Pequeno Porte (Funamep).

A 43ª Convenção Estadual Lojista será realizada entre os dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Inscrições e informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail eventos@fcdl-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3213-1777.