quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Danone e Mambo inovame em espaço de iogurtes

Nova experiência no ponto de venda oferece mais visibilidade aos produtos e facilidade no momento da compra aos consumidores

Líder nacional em produtos lácteos frescos, a Danone e o supermercado Mambo inauguram projeto que inova o ponto de venda da categoria de iogurtes. Denominado "Black Shelves" ou "Gôndolas Pretas", além do revestimento das gôndolas na cor preta, as prateleiras recebem novo sistema de iluminação em LED, que destaca a exposição dos produtos tornando-os mais atrativo ao consumidor, além de serem organizadas em seções. As medidas oferecem ao comprador, uma experiência diferenciada no momento decisivo da compra, ao facilitar a visualização dos produtos de todas as marcas que integram a categoria e tornar o ambiente mais agradável, considerando o ambiente frio.



"O objetivo da Danone é impulsionar o consumo de iogurtes ao destacar a exposição dos produtos no ponto de venda. Acreditamos que há um potencial muito grande a ser explorado em linha com as expectativas dos consumidores", afirma Macelo Scozzafave, gerente trademarketing da Danone. "Nossa marca consagrou-se como sinônimo de iogurte ao longo dos anos. Temos agora o desafio de contribuir para o crescimento do setor, criando no ponto de venda uma experiência mais agradável no momento da compra, crucial para aumentar o consumo", conclui.

A iniciativa inédita no mercado brasileiro deve contribuir para aumentar as vendas da categoria. Em caráter piloto, as mudanças nas gôndolas foram implementadas em uma loja do supermercado Mambo na cidade de São Paulo e devem ser ampliadas durante o ano de 2013 para novos pontos de venda.

Ao tornar a prateleira mais atrativa e agradável aos consumidores, a Danone busca inovar a exposição no varejo de iogurtes. Com isso, a Empresa espera vencer o obstáculo da decisão no momento da compra.

Um estudo promovido pela Danone aponta que um em quatro consumidores considera uma barreira de consumo não encontrar os produtos que busca no ponto de venda, e mais da metade dos consumidores gosta de novidades, mas não as encontra com facilidade. Com o projeto inovador, a Danone já está alcançando bons resultados na Europa. Na França, a experiência resultou em aumento de consumo de seus produtos entre 5% a 8%.

Passo a Passo – A partir destas constatações, foi desenhado um novo projeto para as gôndolas de iogurtes que prevê revestimento na cor preta, iluminação e segmentação dos produtos. O primeiro passo consiste em cobrir a base das prateleiras com manta magnética revestida de vinil preto, diminuindo a sensação de "frio", destacando a cor do produto e aumentando sua diferenciação.

Posteriormente, as gôndolas são segmentadas com réguas coloridas fotorefletivas, com espaço para precificadores, ou materiais promocionais, como wobbler, para garantir melhor identificação dos produtos e aumentar a percepção do consumidor na hora da escolha.

Por fim, as testeiras e as próprias gôndolas recebem novo sistema de iluminação em LED, proporcionando melhor visibilidade na leitura de identificação das prateleiras Além disso, as novas lâmpadas consomem menor quantidade de energia, contribuindo para a redução das emissões de CO².

Serviço
O projeto “Black Shelves” está em funcionamento no supermercado Mambo, da Vila Madelena.
Supermercado Mambo – Loja Vila Madalena
Rua Deputado Lacerda Franco, nº 553, São Paulo, SP.
Segunda a Sábado: das 7h às 0h (Meia-Noite)
Domingos e feriados: das 8h às 21h30