domingo, 21 de outubro de 2012

Pão de Açúcar é premiado pelo POPAI Brasil

O Pão de Açúcar acaba de ganhar, na 13ª edição do Prêmio Popai Brasil, o bronze na categoria “Interativo” para a Vitrine Virtual e o ouro na categoria “Store Design” com a loja na Rio +20. O Popai Brasil é uma das maiores premiações de merchandising do país e chancelou as iniciativas sustentáveis e de inovação da rede.


Vencedor em sua categoria, a loja da Rio +20 reuniu, em um espaço de 200m² no Pavilhão 2, no Riocentro, parte do sortimento oferecido no Pão de Açúcar, com foco em produtos saudáveis, orgânicos e itens do programa Caras do Brasil. Alguns detalhes da loja especial foram pensados cuidadosamente: os carrinhos e cestos de compras foram produzidos com materiais reciclados e fibras naturais (sisal, sílica de arroz e casca do coco) e as sacolas produzidas em algodão cru e com tinta à base de água. Além disso, os utensílios como copos de café eram feitos de amido de milho (portanto biodegradáveis) e os colaboradores estavam vestidos com camisetas feitas de PET e tênis com solado de pneu reciclado e lona de algodão. Todos os funcionários receberam ainda treinamento sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Já a Vitrine Virtual foi lançada em julho, no Shopping Cidade Jardim (São Paulo/SP), em uma ação pioneira no Brasil. Por meio de uma estrutura em painéis que simulavam gôndolas de supermercado, a Vitrine continha imagens e códigos de mais de 300 produtos. O cliente escolhia os produtos usando um smartphone ou tablet e recebia pelo Pão de Açúcar Delivery no endereço escolhido.

“A loja do Rio +20 foi cuidadosamente pensada e reuniu várias iniciativas totalmente alinhadas à plataforma de sustentabilidade do Pão de Açúcar, que é reconhecida nacionalmente”, afirma Christiane Oliveira, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. “Além disso, ser também premiado pela Vitrine Virtual é igualmente gratificante, pois a marca tem sido inovadora em sua história, seja ao lançar o primeiro e-commerce alimentar do Brasil ou ter sido o primeiro supermercado a criar uma plataforma mobile para compras”, completa Andréa Dietrich, Gerente de Marketing Digital do Grupo Pão de Açúcar.

Os dois projetos contaram com a participação de diversas áreas: Marketing Varejo, Marketing Estratégico, Operações, PA Publicidade, CCI, Comercial, Controle de Gestão, CSC, Gestão de Gente, GPA Mídia PDV, Imprensa, Jurídico, Logística, Manutenção, Marcas Exclusivas, Conceito e Inovação, Planograma, Prevenção e Perdas, Sustentabilidade, Segurança, Segurança Alimentar, TI, Pão de Açúcar Delivery, Administração de Serviços, Comunicação Interna, Dunhumby, IRTS, e Tributário.