terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pet shops cariocas têm treinamento de funcionários e parceria com projetos de adoção de animais


Vagas para tosadores devem crescer mais de 51% no próximo ano. Bom atendimento e projetos de doação impulsionam vendas na capital do Rio de Janeiro

Em meio a notícias de maus tratos a animais de estimação, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) incentiva as boas práticas de atendimento em todos os estabelecimentos de cuidados veterinários, pet food e pet care. Os resultados refletem esses esforços: 16% do faturamento do setor, de R$ 12,2 bilhões em 2011, correspondem aos serviços. Esse segmento também é responsável pelo maior número de vagas na indústria. A expectativa é que os tosadores aumentem mais de 51%, os banhistas cerca de 16% e os dog walkers, 7%.



Segundo Nelo Marraccini Neto, coordenador do Comitê Abinpet-Shop, que trata de assuntos relacionados ao varejo, o mercado pet varejista tem crescido bastante no Brasil e os bons profissionais são disputados. “A importância dos pet shops é imensa. Produtos de pet care e pet food em lojas especializadas representam 70% da vendas do setor, que fatura mais do que a linha branca de eletrodomésticos. Atualmente, temos estudado a viabilidade de parcerias com entidades governamentais que ofereçam cursos gratuitos de tosa e banho. Os existentes são pagos e precisamos cada vez mais oferecer mão de obra qualificada para o setor”.

Alguns exemplos da valorização desses profissionais são lojas especializadas na capital carioca que mantêm alto padrão de prestação de serviços, além de prezar pelo carinho no trato com os animais. Algumas podem até mesmo recusar atendimento, se não houver condições de realizar o trabalho sem causar stress ao animal. A Pet Food, estabelecimento com 20 anos de existência, não utiliza sedativos ou outro tipo de remédio para lidar com os clientes. “Paciência é o ingrediente principal”, explica Rony Warwar, proprietário do estabelecimento. “Notícias de maus tratos reviram o estômago, mas acredito que esse tipo de acontecimento ruim acaba por destacar os bons profissionais. Nossos clientes conhecem nosso serviço e passam a prestar mais atenção nos cuidados que tomamos”.

O grupo, formado há 16 anos pelas redes Bicho Bacana (três lojas) e Patas & Penas (cinco lojas) na capital fluminense, atende mensalmente cerca de 4.300 animais para banho e tosa. Um dos sócios-gestores, Jorge Abreu Filho, explica um dos critérios que utilizam para a contratação nas lojas da rede. “Todos os nossos funcionários têm animais em casa. Além disso, oferecemos treinamento específico, do banhista ao tosador e ao entregador de animais”.

O Rio de Janeiro é também berço do projeto Pet Shop Legal Doa Animal, iniciativa de Marco Antônio Totó, viabilizada com o apoio do empresário Luiz Fernando de Albuquerque, coordenador da área de varejo da Abinpet no Rio de Janeiro. Totó explica que, hoje, são mais de 20 lojas conveniadas ao projeto, que retira animais abandonados das ruas, trata da saúde dos bichos e os encaminha para uma adoção segura. Os animais passam a ser abrigados nas lojas parceiras e, a cada mês, cerca 200 são adotados. Bom para os cães e gatos e para as lojas também, explica Totó. “Nossa pratica agrada quem ama os animais, ou seja, o cliente. Além disso, esses pet shops acabam por divulgar onde você pode encontrar um gatinho para adoção, por exemplo. As vendas de produtos para gatos aumentaram em todas as lojas que aderiram ao projeto. Em 2011, o Rio de Janeiro foi líder de vendas de ração para gatos”.

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, com associados de toda a cadeia produtiva. A entidade congrega os segmentos alimento, medicamentos veterinários, serviços e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).

A Abinpet promove e fortalece o setor Pet, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento dos associados. Além disso, a entidade busca ser referência internacional ao incentivar a conscientização do consumidor e o fortalecimento do setor por meio da sustentabilidade do mercado Pet no Brasil.