quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rede AutoFácil inaugura 3 novas unidades

Primeira marca franqueada de loja de veículos do país cresce junto com setor automotivo e inaugura 2 novas unidades em Rio Preto e 1 em Palestina, interior do Estado de SP

A todo vapor, o setor automotivo brasileiro encerrou outubro com vendas nos melhores níveis já registrados para o mês, e com expectativas de encerrar 2012 com novos recordes de vendas e produção. O setor alcançou vendas de 341,6 mil veículos, expansão de 18,6% sobre setembro, segundo dados da associação de montadoras - Anfavea.


No mesmo ritmo de ascensão do setor automotivo, a AutoFácil, rede de franquias de lojas de veículos, inaugura nesse mês de novembro 3 novas unidades, 2 em São José do Rio Preto/SP, nas avenidas Dr. Cenobelino Barros Serra e Fortunato Ernesto Vetorazzo e 1 em Palestina/SP.

Apesar de serem meses mais curtos, novembro terá 20 dias úteis e dezembro terá 19, o setor trabalha com expectativa de vendas de pelo menos 640 mil veículos no último bimestre do ano.

Segundo o especialista do setor automotivo Francisco Satkunasn, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), o resultado de 2012 é bastante expressivo, já que, qualquer venda acima de 13 mil veículos por dia é considerado um número bom, sustentável.

O empresário Fábio Aparecido Miatelli Vianna, adquiriu uma franquia da rede e inaugurou a unidade AutoFácil na av. Cenobelino Barros Serra, em São José do Rio Preto, no mês de setembro. Vianna morou durante 13 anos na Inglaterra, onde era proprietário de um restaurante, decidiu vender seu negócio e retornar ao Brasil para investir na economia do país. Em busca de um negócio seguro, Vianna encontrou na AutoFácil a confiança que precisava para investir.

“Resolvi investir na rede porque acredito na ideia. É um segmento que tem apresentado grande visibilidade, inclusive fora do Brasil. O brasileiro é um apaixonado por carros e, não há dúvidas, de que o setor continuará crescendo. Nesse final de ano, por exemplo, as vendas serão sustentadas pelo 13º salário, principalmente para o consumidor da classe média, nosso foco”, explica o empresário.

A unidade está instalada num espaço amplo e confortável para atender as necessidades dos clientes. “A loja tem uma comunicação visual excelente e a região é bem movimentada, por isso acredito que a meu empreendimento será um sucesso. A região tem muita concorrência, mas Rio Preto tem um mercado fantástico no setor automotivo, aliás, acho que a concorrência é uma prática saudável e que beneficia o cliente”, conclui Vianna.

O sistema de franchising da AutoFácil foi desenvolvido com os mais rigorosos padrões da marca, de forma a repassar para os franqueados todo o conhecimento da equipe, desde a escolha do local e montagem da loja até a negociação dos veículos e parceria com 12 financeiras, dando suporte total ao empreendedor. Uma loja comum, demoraria mais de 24 meses para obter o cadastro, caso fosse aprovado.

“Ao iniciar-se no comércio de veículos convencional é necessário um alto investimento, pois exige aquisição de veículos, contratação de funcionários experientes e fortes ações de marketing. O suporte de um franqueador pode ser essencial para o sucesso do empreendimento, considerando que o prejuízo pode ser bem grande. Além disso, a rede de franquias apresenta várias vantagens e melhores soluções com uma marca associada. A AutoFácil, por exemplo, oferece em seu plano de negócio rotatividade de veículos entre franqueado e franqueador, garantia de procedência, consultoria na compra e negociações de veículos, estoque com 150 carros para suporte e cadastros em todas as financeiras com taxas atrativas”, salienta Lucio Mendonça, diretor da rede.

Em apenas 6 meses de operações franqueadas, a rede já possui 5 unidades vendidas, a expectativa é que em 2013 esse número salte para 30 unidades.

“O franchising é um sistema em que todos ganham. Enquanto o franqueador apresenta as melhores oportunidades para seu franqueado, este aplica as estratégias dadas, garantindo o crescimento de toda a rede. Quanto mais unidades, maior é a força da marca e, consequentemente, mais imponente e rentável ela será”, reforça Mendonça.