sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sobre a Black Friday

Ola a todos.


Recebi uma onda de releases sobre empresas participando do Black Friday brasileiro, dizendo supostamente oferecer descontos de 70, 80 e até 90% sobre alguns dos produtos. Não analisei todos os releases recebidos, que vão de supermercadistas, eletroeletronicos, passando até mesmo para empresas de prestação de serviços.

Em relação ao varejista, acho o esforço louvável em se criar uma nova data. O esforço conjunto de boas ofertas já criou situações interessantes no país, como o inicio de Janeiro, que antes era uma data morta e hoje já se tornou uma das datas mais importantes de saldão, à exemplo do que foi captaneado por algumas empresas, sem citar as marcas.

Só não sei ainda o quanto um evento como esse pode impactar nas vendas de Natal de fato, se antecipam, ou se atrapalham....

O mais importante ponto que gostaria de frisar é que o consumidor brasileiro não é mais bobo, ou feito de idiota facilmente. Já corre pelas redes sociais, essas sim, as grandes armas que o consumidor tem hoje contra as empresas que os tentam enganar, algumas falsas campanhas e falsas promessas....

De nada adianta um produto que custava R$ 1.000,00 na semana passada, nessa semana subir para R$ 2.000,00 e depois na sexta, oferecer um desconto de 50%, alardeando um desconto por conta da "Black Friday".

Infelizmente, eu não tenho informações atuais das industrias sobre a preparação para um momento como esses, assim como preparam sua fabricação, distribuição e até mesmo campanhas de venda focadas em épocas como o Natal.....se pensarmos dessa forma, e se a industria não se preparou, como o varejo pode fornecer?

Para quem tenta levar vantagem com a situação, preparem-se:
O consumidor está de olho.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
@falandodevarejo