sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

POPAI Brasil reelege Romano Pansera presidente

Empresário anuncia novos VP’s para a entidade e apresenta projetos e propostas para o biênio 2013-2014


Na última terça-feira, 27 de novembro, o POPAI Brasil - Associação Global de Marketing no Varejo - reelegeu Romano Pansera como presidente da entidade. O empresário, que ficará mais dois anos no comando da associação, dará continuidade à reestruturação iniciada em seu mandato, com a proposta de consolidar o POPAI Brasil nos quatro pilares em que atua – varejo, indústria, agências e fornecedores - e desenvolver a atuação da entidade em mais um pilar, o de arquitetura comercial.


Eleito por aclamação, Romano mantém em sua equipe a diretora executiva Ana Costa e anuncia os vice-presidentes executivos e de representação do mercado.

Para os comitês de agência, fornecedores de materiais de ponto de venda, indústria e varejo, tomam posse os executivos Leonardo Lanzetta, Raphael Martins, Fabio Del Debbio Seabra e Vera Dellaqua, respectivamente. Já José Henrique, Fernando Menezes, Sergio Brusco, Jefferson Fernandes e Roberto Souto ficarão responsáveis pela vice-presidência das áreas de arquitetura comercial, educação, gestão, marketing e pesquisa.

Nesse novo biênio, a entidade focará na realização de pesquisas e análises de conhecimento do comportamento e experiência do shopper, implementação do curso de pós-graduação em trade marketing, ampliação do Simvarejo – Seminário Internacional do Marketing no Varejo, instalação da POPAI Concept Store em feiras setoriais de cada canal de varejo e, também, no desenvolvimento de ações regionais.

No novo ciclo, o POPAI Brasil prevê a expansão da presença da associação no meio acadêmico, intensificação dos eventos de relacionamento junto ao mercado e o aumento da base de associados da entidade.

“Durante o primeiro biênio, realizamos muitos projetos. Apresentamos ao mercado a Tabela Referencial de Preços e Planejamento para agências; o Selo de Qualidade do POPAI Brasil; remodelamos o Prêmio POPAI Brasil, criamos o Simvarejo e o Manual do Pequeno Varejo”, expõe Pansera.

Sob a gestão de Pansera, a entidade realizou a segunda edição do estudo sobre comportamento do consumidor em farmácias e drogarias. “Vamos consolidar a área de pesquisas para oferecer ao mercado um melhor entendimento do comportamento e experiência de compra do shopper, com pesquisas mais frequentes e mais profundas, além de ações mais factíveis à realidade do varejo brasileiro”, conclui o executivo.

Romano Pansera é referência internacional na consultoria de varejo, trade marketing, feiras e eventos e com frequência é convidado a palestrar em congressos, seminários e eventos no mundo inteiro. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS/RS. Possui MBA em Estratégia e Gestão de Supermercados pela EAESP/FGV. Tem cursos de extensão na Cornell University (EUA) e na University of Florida (EUA). É especialista em Marketing pela FAAP e pela Madia Marketing School. Tem também cursos de extensão em Marketing, Negociação, Administração e Serviços pelo GVpec. É conselheiro da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e diretor vogal do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo. É também presidente da Promovisão.

Sobre o POPAI Brasil

O POPAI Brasil - Associação Global de Marketing no Varejo - é a principal associação internacional dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e valorização da comunicação e do marketing no Ponto de Venda.

Fundada nos Estados Unidos, há 75 anos, O POPAI está presente em mais de 20 países, elaborando para seus associados – indústrias de bens de consumo; varejistas; agências e fornecedores de materiais para PDV - as principais pesquisas e análises de mercado sobre o comportamento do shopper.

A entidade promove e organiza há 15 anos, o Prêmio POPAI Brasil, principal premiação do marketing no ponto de venda. O objetivo do prêmio é reconhecer e homenagear os melhores trabalhos de marketing, ressaltando os displays, campanhas promocionais, store design e demais peças de comunicação direcionadas ao aumento das vendas no varejo.