quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Americana CVS compra 80% da Onofre, 8ª maior rede de farmácias do Brasil

A empresa americana CVS Caremark Corp anunciou nesta quarta-feira (6) a aquisição de 80% da Drogaria Onofre, da família Arede, marcando o primeiro passo da empresa de serviços farmacêuticos fora dos Estados Unidos.

A CVS é o maior grupo de varejo farmacêutico e serviços de saúde dos EUA e, segundo o presidente-executivo da CVS, Larry Merlo, a compra da empresa brasileira não terá reflexos financeiros no resultado da empresa americana em 2013.




"Vemos o Brasil como um mercado atrativo, visto que o segmentos de saúde e drogarias deve ter crescimento de dois dígitos na próxima década", disse Merlo. "Ainda é um mercado muito fragmentado, então vemos boas oportunidades para desenvolver o negócio ao longo do tempo."

O valor da operação não foi revelado. As dívidas da Onofre foram transferidas para a CVS, e os fundadores da drogaria permanecem na empresa como acionistas minoritários, com 20% da empresa. A rede composta por lojas continuará a ser administrada no Brasil.

A Onofre é a oitava maior rede de drogarias do país em vendas e a décima oitava maior por número de lojas, com 44 estabelecimentos, segundo dados da Abrafarma (representa o setor no Brasil).

Segundo o jornal "Valor Econômico", a CVS pagou 25 vezes o valor do Ebitda --geração de caixa-- da Onofre, enquanto os negócios do setor têm girado em torno de 20 vezes o Ebitda.

A receita líquida da CVS em 2012 foi de R$ 123 bilhões, crescimento de 15% em relação ante 2011. A Onofre não publica seus resultados e as informações no varejo de farmácias, mas, segundo o "Valor", a brasileira faturou R$ 452 milhões no ano passado.


Fonte: Folha de São Paulo