quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Internacionalização das redes de franquias é destaque no segundo dia da Convenção da IFA, em Las Vegas

Programação rica em conteúdo proporcionou aprendizado para os empresários que fazem parte da Delegação Bittencourt no evento


Uma programação rica em conteúdo e que trouxe muitos aprendizados para a Delegação Bittencourt. Foi assim o 2º dia da Convenção da IFA, o maior evento de franchising no mundo, que acontece até o dia 24 de fevereiro em Las Vegas, EUA.

No período da manhã aconteceram os Summits Internacionais, nos quais o grande foco era tratar da internacionalização das redes de franquias em temas envolvendo Novos Mercados, Liderança e Fatores de Sucesso para o setor.

Na palestra "Elementos do franchising de sucesso - Trabalhando em tempos de dificuldade econômica" - que teve tradução simultânea exclusiva para a Delegação Bittencourt - foi apresentada uma retrospectiva sobre a evolução do franchising, fatores de sucesso no desenvolvimento das franquias americanas, além dos desafios atuais do setor.

Os executivos que estiveram no debate - Jim Amos Jr., CFE da TastiD-Lite, Philip Zeidman e Dennis Wieczoreck, ambos da DLA Piper LLP , John Hamburger, do Franchise Times, e Jack Earle, da Earle Enterprises LP, franqueado de multi-unidades do McDonald's -, definiram o franchising como uma grande família. Segundo eles, tanto franqueadores quanto franqueados nunca estão sozinhos na jornada, pois podem contar uns com os outros. A confiança nessa relação deve ser mútua e ambos precisam trabalhar juntos em prol do sucesso do negócio - com resultados para os dois lados. Esse, segundo os executivos, é um fator crítico de sucesso para as redes de franquias. Durante a apresentação foram listadas algumas das tendências que estão sendo foco das maiores redes de franquia americanas.

Ainda nos demais Summits da manhã, Larry Weinberg, sócio do escritório de advocacia Cassels Brock & Blackwell LLP de Toronto e especialista em legislação de franquias moderou uma das sessões. Larry trouxe para o público um panorama geral dos modelos de expansão nos mercados internacionais e disse que a nova tendência é o desenvolvimento de um modelo híbrido de expansão, no qual as redes contam com master franqueados e desenvolvedores de área para ter sucesso no exterior.

Também falando de internacionalização das redes, Jeffrey Brimer, advogado do escritório Faegre Baker Daniels LLP, e especialista na representação das necessidades legais de franqueadores em mercados internacionais, trouxe algumas dicas importantes para quem deseja atuar fora de seu país de origem.

Mini Super-Sessões

Em uma das Mini-super Sessões do período da manhã sobre “Encantamento de clientes”, Shep Hyken, gestor de encantamento da Shepar Presentations, trouxe ensinamentos como a questão do atendimento não poder ser apenas um departamento da empresa, mas sim uma filosofia a ser incorporada por todos da cadeia, além da reflexão de que o ambiente interno reflete diretamente nos resultados da empresa:
Alguns dos palestrantes como Bob Davies, presidente da High Performance Training, trouxeram soluções inovadoras para o desenvolvimento do potencial das pessoas que operam o negócio como, por exemplo, o uso da neurociência.

A programação do dia contou ainda com palestras de Condolezza Rice, ex-secretária de Estado americana e Victoria Blackwell, da Papa Murphy´s International.