sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Profissionalização e governança corporativa fazem Mundo Verde crescer 80% em três anos

Esses são os pivôs do desenvolvimento da empresa que abrirá 50 novas lojas franqueadas em 2013

A Mundo Verde , maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e bem-estar da América Latina, comemora 25 anos de liderança e notoriedade no mercado de saudabilidade com 80% de crescimento nas vendas e 130% sobre a geração do ebitda em apenas três anos.

Em 2012, a rede vendeu 40% a mais do que no ano passado, chegando a R$ 267 milhões de faturamento, 32% deles foram SSS (Same Store Sales). Nos últimos 12 meses foram inauguradas 45 unidades Mundo Verde em todo o Brasil, mas principalmente em São Paulo e no Sul do país. A rede se fortaleceu também com a abertura de novas lojas nos estados de maior expressão da marca, como Rio de Janeiro e Nordeste, por meio dos atuais franqueados da rede. Em dezembro de 2012, finaliza o ano com 243 unidades, sendo 226 lojas em operação e 17 contratos já assinados em fase final de inauguração.




Essas conquistas foram possibilitadas pela profissionalização e o aumento da eficácia na governança corporativa implantadas na empresa nos últimos três anos após a venda da rede para fundo de Private Equity Axxon Group e um grupo de executivos. O sucesso da marca deve-se ainda ao excelente momento do mercado de alimentação saudável no Brasil. "Esse segmento cresceu 136% no país, de 2005 a 2010, segundo dados da consultoria européia Euromonitor. A expectativa até 2014 é um aumento aproximado de 40% do setor. Temos conseguido consolidar o mercado de saudabilidade no território brasileiro, transformando esse mercado de nicho em massa, e cada inauguração fortalece a Mundo Verde como referência nesse mercado", constata Sergio Bocayuva, diretor executivo da rede.


“Além disso, para melhoria da qualidade dos serviços de gestão e abastecimento, já está em funcionamento a migração de todas as lojas para um sistema integrado, que dá início a um novo modelo de compra programada em sua operação logística, priorizando parceiros que tenham identificação com a filosofia da Mundo Verde, que abrange missões sustentáveis, solidárias e preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida", completa o diretor.


Para 2013, a empresa projeta crescer 18% em faturamento e abrir 50 novas unidades franqueadas. Mas o grande destaque do ano de 2013 será o lançamento oficial da sua marca própria “MUNDO VERDE SELEÇÃO”, focada nas categorias de suplementos, alimentos e bem-estar. Até 2018, estima-se que a rede atinja um faturamento de R$ 1 bilhão.

Os principais pilares da profissionalização e governança da rede foram:

- Implantação de auditoria, conselho de gestão e KPI´S de acompanhamento dos resultados;

- Fortalecimento da estrutura de pessoal amparado na disseminação do conhecimento aos mais de 1.600 colaboradores da rede, através do desenvolvimento da Universidade Mundo Verde e, valorização dos colaboradores da franqueadora através da aplicação de práticas de remuneração variável e distribuição de stock-options;

- Desenvolvimento e implantação do sistema integrado gerando o monitoramento das vendas alinhado aos investimentos nas ferramentas de gestão de campo;

- Geração das inovações via “Ondas de Consumo” tais como Ração Humana, óleo de Coco, Chia junto a Spirulina Havaiana.

- Ações de comunicação integrada em mídias sociais ( com destaque aos mais de 300 mil acessos/mês ao nosso site ) , Revista Mundo Verde ( 3 tiragens anuais de 80 mil exemplares cada), newsletter ( envios semanais para base de mais de 100 mil clientes cadastrados ), além de 95 mil fãs no Facebook.

- Marketing integrado as ações de PDV nas campanhas inicialmente ativadas em revistas especializadas em saúde em 2010 ( 11 MM de revistas ), nova classe média e principais revistas especializadas em 2011 ( 32 MM de revistas ) e, comunicação com comercial em 18 canais de pay-tv em 2012;

- Reformatação das lojas com novo design gerando uma maior e melhor experiência de consumo e bem-estar aos nossos clientes;

Projeto sustentável

Os projetos arquitetônico de todas as unidades seguem os mais modernos padrões de sustentabilidade, definidos pela rede no início de 2010. Uma iniciativa premiada no "Prêmio de Design ABF - RDI 2010", na categoria máster pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a associação americana Retail Design Institute (RDI). Em todas as unidades, pisos, fachada e móveis com selo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), tintas atestadas de acordo com os critérios do LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), conceito criado pelo US Green Building Council (Conselho de Construções Verdes dos EUA) para empreendimentos sustentáveis, lâmpadas de LED e PL, além de ar condicionado com gás ecológico.