sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rede de varejistas beneficiou 190 mil famílias em 2012

Entre janeiro e dezembro de 2012, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ajudou pequenos varejistas de todo o país, integrantes da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), a venderem mais de 450 toneladas de produtos a preços acessíveis. A ação beneficiou mais de 190 mil famílias em todo o território nacional.

Coordenada pela Conab, a Refap é uma associação voluntária que tem o objetivo de ajudar varejistas dos diversos estados do Brasil a se organizarem em Centrais de Negócios para aprenderem a atuar com base no empreendedorismo e no associativismo. A ideia é contribuir para a modernização e o fortalecimento desses pequenos centros comerciais e aumentar a sua competitividade junto aos grandes mercados. Por outro lado, os preços mais acessíveis dos produtos beneficiam também os consumidores locais.



O estado que mais se destacou no âmbito da Refap, ao longo de 2012, foi Pernambuco, cujos varejistas integrantes da rede tiveram mais de 174 toneladas (t) de produtos vendidos, beneficiando cerca de 41 mil famílias. Em segundo lugar vem a Paraíba, com cerca de 155t de produtos comercializados e mais de 100 mil famílias beneficiadas.

Durante todo o ano passado, a Refap recebeu a filiação de 413 novos varejistas, sendo a maioria de Pernambuco (142), seguido da Paraíba (95) e Piauí (77), entre outros. Também houve a formação de oito novas centrais e mais 11 davam início ao processo de criação.