sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vendas nos Supermercados paulistas cresceram 6,6%


Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2012 está estimado na casa de 1%, as vendas nos supermercados paulistas cresceram 6,6%. Este percentual, já deflacionado pelo IPCA/IBGE, foi apurado pelo Índice de Vendas nos Supermercados (IVS/APAS).



O crescimento das vendas do conceito mesmas lojas (aquelas que estão em funcionamento há pelo menos 12 meses) está relacionado ao aumento do consumo, fator verificado nos últimos anos em decorrência do aumento da renda e do baixo nível de desemprego.

No conceito todas as lojas (que inclui aquelas abertas ao longo do ano) houve elevação de 4,8% em 2012 quando comparado a 2011. “O setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente, diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do consumo de uma parte da população que antes não tinha acesso a diversos bens”, diz João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

No mês de dezembro, se comparado a novembro, a elevação nas vendas foi de 23% no conceito mesmas lojas. Quando comparado com o mesmo mês de 2011, houve alta de 4,6%.

No conceito todas lojas, a alta em dezembro de 2012 foi de 6,5% em comparação a dezembro de 2011. Sobre novembro de 2012, o aumento foi de 23,5%.

A expectativa para 2013 é que haja aumento de 5% nas vendas, devendo superar novamente o crescimento do PIB brasileiro, segundo Galassi.