domingo, 24 de março de 2013

Mudança de comportamento do usuário deve tornar 2013 o ano das compras via celular

Pesquisa da indústria móvel revela que 2013 deve ser o ano das lojas móveis. Especialista do setor acredita que isso se deve a mudança de cultura e comportamento do usuário mais aberto em sua experiência de compra

De acordo com a Juniper Research, que anualmente faz 10 previsões de tendências para a indústria da mobilidade, em 2013 um dos destaques é o comércio virtual. Segundo a consultoria, o dado ficou na quarta colocação e afirma que a tendência do ano é que o varejo abrace a estratégia de loja móvel e com isso, impulsione o mercado de mobile commerce (m-commerce).


Um dos pontos positivos para o m-commerce é a rápida evolução no mercado dos gadgets, telas maiores, melhor resolução, internet de qualidade à disposição e também aplicativos que facilitam o sistema de compras. “Hoje é viável consultar um mapa no celular, pesquisar lojas e comparar preços. Os consumidores estão incorporando naturalmente esses recursos em suas vidas e apresentam um comportamento mais aberto para a experiência de compra”, explica Vander Guerrero, CEO da Zenvia, empresa de mobilidade corporativa.

Outro fator que impulsiona as compras são as mídias sociais, principalmente com a publicidade nos sites de relacionamento que ativam consumidores virtuais de todas as idades. “Naturalmente o avanço da internet e da comunicação móvel permite a evolução das soluções de compras virtuais. É importante entender o m-commerce como todas as atividades relacionadas com a experiência de compra, desde uma busca a uma loja até a transação em si”, reforça Guerrero.

A tendência é Investir em recursos que consigam explorar o valor único da mobilidade. “Um exemplo é o uso de notificações SMS para aumentar a transparência e a confiabilidade em uma compra virtual, temas bastante sensíveis para a expansão do e-commerce”, conclui o executivo.