segunda-feira, 18 de março de 2013

Shoppings da Sonae Sierra Brasil promovem ações no Dia Mundial da Água e participam da Hora do Planeta

Em 22 e 23/03 serão realizadas ações nos dez shoppings da empresa. Atividades de conscientização fazem parte da Política de Responsabilidade Corporativa da empresa

A preservação do meio ambiente e de recursos naturais são temas das ações propostas para este final de semana nos shoppings da Sonae Sierra Brasil. Isso por que dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e, no dia 23, será realizada a Hora do Planeta, um ato simbólico de preocupação com o aquecimento global. Os dez shoppings administrados pela empresa participam das campanhas: Boavista Shopping, Campo Limpo, Penha e Plaza Sul, em São Paulo; Metrópole, em São Bernardo do Campo; Parque D. Pedro Shopping, em Campinas; Franca Shopping, em Franca; Manauara Shopping, em Manaus; e Uberlândia Shopping, em Uberlândia.



Dia Mundial da Água

Comemorado anualmente em 22 de março, a data não poderia passar em branco nos shoppings da Sonae Sierra Brasil, que constantemente realizam ações de conscientização do uso da água e investem em medidas para reduzir o uso nos empreendimentos.

O Shopping Plaza Sul, de São Paulo, vai realizar a atividade Mergulhe nessa ideia, que levará um tanque transparente cheio de água com um painel ao fundo representando o ambiente marítimo, onde os visitantes poderão tirar fotos trajados com diversos acessórios que estarão disponíveis no local, e plaquinhas em mãos com mensagens de conscientização sobre o consumo de água. Os participantes poderão postar as fotos em suas redes sociais.

O público infantil que comparecer ao Shopping Campo Limpo, também de São Paulo, ganhará kits com desenhos para colorir e giz de cera. Além disso, o shopping também receberá a presença de alguns personagens do Clubinho Sabesp (Super H2O, Gotucho e Gota Borralheira), que farão apresentações teatrais sobre a importância da água. Brincando, as crianças irão aprender a como cuidar melhor do planeta, ajudando a economizar água e energia elétrica.

Outras ações acontecerão simultaneamente nos outros empreendimentos do grupo.

Hora do Planeta

Programada para acontecer em 23 de março, a data é mais uma forma de sensibilizar a população mundial sobre o aquecimento global. Para isso, algumas luzes dos empreendimentos, como fachada principal, letreiros externos, iluminação dos jardins serão reduzidas das 20h30 às 21h30. Os shoppings funcionarão normalmente neste período, oferecendo toda sua estrutura de conforto e segurança aos consumidores. . Além disso, os lojistas serão incentivados a participar do ato, reduzindo a iluminação das vitrines. Para estimular ainda mais essa participação, algumas ações estão em andamento com os lojistas, como a distribuição de mini lanternas para esses colaboradores.



São ações como esta que complementam a Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra Brasil, que possui metas de curto, médio e longo prazo para a redução de energia, bem como de outros insumos naturais. Em 2012, os shoppings economizaram 5,5% de energia. Entre as metas para 2020 estão: obter uma taxa de reciclagem mínima de 55%; reduzir a proporção de resíduos enviados para aterro a um limite máximo de 30%; atingir um nível de consumo de água igual ou inferior a três litros por visita nos shoppings; pelo menos 10% do total de água consumida ser reutilizada ou recolhida de água da chuva; reduzir em 70% as emissões de GEE por m² de ABL (comparado ao nível de 2005).

Sobre a Sonae Sierra Brasil

A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil, com foco na excelência em qualidade.

A empresa possui e/ou administra 10 shopping centers em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP); Manauara Shopping (Manaus-AM) e Uberlândia Shopping (Uberlândia – MG), totalizando 373,8 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 1.992 lojas e segue sua estratégia de crescimento com o desenvolvimento de 2 novos projetos: Boulevard Londrina Shopping, em Londrina - PR e Passeio das Águas Shopping, em Goiânia - GO, com total de ABL de 125,9 mil m².

A Sonae Sierra Brasil tem como acionistas controladoras: a europeia Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) e a americana DDR (www.ddr.com) e em fevereiro de 2011 fez a abertura de capital na Bovespa.

A sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira a criar shopping centers amigos do meio ambiente e com ações sociais efetivas, e a primeira do setor a certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nestas áreas.