segunda-feira, 25 de março de 2013

Tendências do mercado de franchising para 2013

Segundo a Rizzo Franchise, apesar do baixo crescimento econômico esperado para 2013, com um PIB projetado para 3% de crescimento, as franquias deverão continuar crescendo a taxas bem superiores.
Mesmo sem apresentar a enorme evolução dos últimos cinco anos, que variou entre 6% e 10% anuais, o ano de 2013 deverá apresentar um cenário bem intenso, com pelo menos 6% de crescimento da rede (equivalente a 11.000 negócios instalados durante o ano). O número de novas franquias no mercado deverá também se aproximar a 6% de crescimento, equivalente a 150 novos negócios - resultado um pouco inferior aos 7% do ano anterior.


Descentralização - Novos mercados fora dos grandes centros serão uma das forças que impulsionarão o Franchising em 2013. De um lado, a renda crescente da população do interior, que gerou forte crescimento do consumo e, do outro, o mercado local não conseguindo atender a esta nova demanda.

NEGÓCIOS EM ALTA E EM BAIXA

O crescimento da renda continuará impulsionando três setores de negócios:

1) Educação & Treinamento – renda maior gera a necessidade de melhoria do nível educacional, especialmente da população jovem;
2) Saúde & Beleza – com renda melhor, a vaidade se manifesta mais fortemente e esses negócios continuarão em alta;
3) Alimentação – parte de população começa a ter suas primeiras experiências com alimentação fora de casa e especialmente o Fast food continuará tendo grande procura. Alimentação especializada também tem forte tendência de alta, assim como o Delivery, associado à necessidades de conveniência e falta de segurança nos grandes centros;
4) Vestuário – especialmente as marcas com produtos de preço acessível terão forte demanda, principalmente devido ao crescimento da indústria de shopping centers, que está buscando a interiorização.

O que deverá se tomar muito cuidado para investir em 2013:
:: Livrarias – gradativamente estão sendo agredidas pelos produtos com entrega eletrônica;
:: Frozen Yogurt– uma onda que se espalhou rapidamente nos últimos dois anos, esses negócios possuem grande sazonalidade com altos custos de implantação e ticket médio baixo, aliado a clientes sazonais que aumentam consideravelmente o risco.