segunda-feira, 8 de abril de 2013

Apoio de vendedores com soluções tecnológicas melhora experiência de compra de 70% dos consumidores, mostra estudo da Motorola Solution

Segundo pesquisa realizada na América Latina, disponibilidade de tecnologia nas lojas repercute diretamente na decisão de compra

Segundo estudo de comportamento de consumo na América Latina liderado pela Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI), 70% dos consumidores têm melhor experiência de compra em lojas nas quais os vendedores usam as últimas soluções tecnológicas para ajudá-los a decidir. Isso ocorre porque 57% dos compradores imaginam contar com mais informações do que os vendedores sobre os itens desejados, e 51% dos pesquisados confiam em encontrar as informações mais rapidamente se buscarem nos seus celulares.


Desse modo, 74% dos consumidores indicaram que teriam melhor experiência em uma loja em que os vendedores contassem com computadores móveis e postos com informações em tempo real. Por sua vez, 77% dos gerentes pesquisados reconheceram que precisavam de mais informações imediatas para poder proporcionar aos clientes melhor experiência de compra.
A pesquisa de comportamento de consumo da Motorola Solutions para a América Latina (Holiday Shopper Survey) foi desenvolvida para revelar as experiências e atitudes no que diz respeito à utilização de determinadas tecnologias dentro da loja, com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos clientes. O estudo, em seu segundo ano consecutivo, foi realizado no México e no Brasil em dezembro de 2012. As pesquisas, efetuadas pela Research Now, incluíram mais de 430 consumidores e 115 supervisores de lojas.

Pontos Importantes

· 42% dos consumidores utilizam dispositivos móveis pessoais para fazer compras. Destes, 29% os utilizam para buscar informações; 28%, produtos nas páginas web, e 19%, ofertas e cupons de desconto.

· As lojas poderiam recuperar 65% das vendas não realizadas por falta de estoque se os vendedores estivessem preparados para oferecer a opção de pedir o item desejado e entregá-lo em suas casas.

· 39% dos consumidores indicaram que gastariam até 50% a mais em uma loja que oferecesse melhor serviço.

"Atualmente, os consumidores contam com grande leque de possibilidades para realizar suas compras. Por isso, hoje mais do que nunca, os varejistas devem assegurar-se de fornecer um serviço de qualidade. As soluções tecnológicas colaboram significativamente nesse sentido, permitindo aos vendedores ajudar os clientes de maneira ágil e efetiva com as informações requeridas em tempo real. Sem dúvida, são elas que dão a possibilidade de oferecer um serviço personalizado e satisfatório para todos os consumidores”, diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente corporativo de Vendas e Operações, para América Latina e Caribe