sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sonae Sierra Brasil anuncia nova política de sustentabilidade

Esforços priorizam cinco iniciativas de caráter essencial para os negócios no mercado brasileiro. Novas práticas pretendem integrar a sustentabilidade no plano de negócios

A Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers, pioneira setor em integrar os princípios de responsabilidade corporativa ao negócio, lança no mercado brasileiro uma nova estratégia de sustentabilidade. A intenção é criar um maior alinhamento entre os objetivos de sustentabilidade e os negócios da empresa, para além de procurar melhorias contínuas em matéria ambiental, de segurança e da saúde, centrando-se em cinco temas principais:



  • Segurança pessoal e eco-eficiência (continuar buscando melhorias contínuas);
  • Resiliência dos recursos (tentar obter a independência energética, recorrendo a inovações e tecnologias para remodelar os processos e apostar na reutilização de águas nos shoppings da rede);
  • Mercado de varejo próspero (colaborar com os lojistas da Sonae Sierra Brasil para tornar os seus negócios mais sólidos);
  • Otimização do Conhecimento (fomentar o potencial de conhecimentos e das capacidades dos colaboradores).
  • Estilos de vida sustentáveis (utilizar a dimensão e influência pública para incentivar os visitantes dos shoppings a fazerem as escolhas certas).

“Queremos proporcionar as mais inovadoras experiências de compras aos nossos clientes e, em paralelo, criar valor para os nossos acionistas, investidores, lojistas, comunidades e colaboradores, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento sustentável.”, revela Elizabeth Morita, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sonae Sierra Brasil. A executiva reforça que a mudança vai proporcionar resultados ainda mais positivos ao negócio. “Este é o fundamento para a evolução da nossa estratégia de sustentabilidade: transformar os desafios globais em valor para a empresa”, completa.

Desde o lançamento da Política de Meio Ambiente, em 1998, a Sonae Sierra reconhece que a adoção de práticas sustentáveis se reflete em resultados financeiros. As últimas conquistas comprovam essa realidade. Em 2012, por exemplo, o programa da Sonae Sierra Brasil assegurou uma média de 56,2 horas de treinamento para a formação sobre Segurança e Saúde no Trabalho, abrangendo lojistas e colaboradores e realizou 4.508 horas de ações preventivas de segurança, saúde e meio ambiente em 11 centros comerciais e na sede do grupo, em São Paulo.

A empresa também registrou a redução de 2% no consumo de energia elétrica em seus shoppings (kWh/m2 das áreas comuns), em comparação com o ano anterior. O consumo de água (litros/visitantes) também caiu, o registro foi 6% menor no mesmo período. No ano passado, os shoppings da empresa investiram mais de R$920 mil nas comunidades locais, apoiando 84 instituições de caridade nos entornos.

Números Globais (Brasil e Europa)

Segundo estudo publicado pelo Benchmark Global de Sustentabilidade Imobiliária GRESB 2012, a Sonae Sierra foi reconhecida como a empresa mais sustentável em atividade, a 4ª da Europa e a 11ª mundial. A empresa também foi pioneira do setor em certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nestas áreas.

Em decorrência dessas novas iniciativas, o grupo evitou, em 2012, custos no valor de R$ 43 milhões, graças a melhorias (efetuadas desde 2002) na gestão de resíduos, do consumo de água e da eficiência energética.