sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia dos Pais: Fluxo de clientes nas lojas aumenta mas ainda fica atrás de 2011, melhor fase para o varejo nesta época

Crescimento não deve passar dos 3% e condiz com expectativa apontada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) que prevê um aumento de faturamento de 4,9%

Graças ao dia 11 de agosto, data em que será comemorado o Dia dos Pais deste ano, o varejo deve registrar um aumento no fluxo de clientes de 3% e confirmar as previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que aponta uma alta no faturamento de 4,9% no faturamento real em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparados aos índices do ano passado, tivemos um baixo crescimento em relação ao fluxo de clientes nas duas semanas que antecederam o evento. Apesar do crescimento, os números ainda ficam aquém do fluxo de clientes registrado em 2011.



A análise realizada pela da Virtual Gate, empresa que fornece soluções para o varejo, contempla uma gama de 749 lojas dos segmentos de Tecidos, Vestuários e Calçados; Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação; e Materiais de Construção, no período de duas semanas anteriores ao evento.

Menos roupas e mais eletrônicos

O segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou um baixo aumento de 3,2% no fluxo de clientes diário, em comparação ao mesmo período em 2012, enquanto que o de Material de Escritório, Informática e Comunicação foi o que registrou o melhor resultado, com um aumento de 8,3% no fluxo de clientes diário. Já O segmento de Materiais de Construção foi o único que apresentou queda, com uma variação de -2,6% no fluxo de clientes diário, em comparação ao mesmo período em 2012.

Também foram analisadas lojas de rua e de shopping, com destaque para o crescimento do comércio ao ar livre, que em 2012 tinha um decréscimo de 7% e agora registra um aumento de 3,9%. Veja no gráfico as variações no fluxo de clientes:


Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, oferece serviços e soluções diferenciadas, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

Como explica Heloísa Cranchi, diretora geral da empresa, quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.

Varejistas como C&A, Pernambucanas, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Cybelar, Shoestock, Nokia, Reebok, Cantão, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade, Farm, Fábula, King Star e BR Home Centers estão entre seus clientes.