segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dia dos Pais registra baixo crescimento no fluxo de clientes nas lojas

Índice médio nas lojas foi de apenas 2,8% de aumento em comparação ao registrado no mesmo período de 2012

Confirmando as previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que apontava uma tímida alta nas vendas durante os Dia dos Pais, o fluxo de clientes nas lojas em virtude da data cresceu apenas 2,8% em comparação ao registrado no mesmo período de 2012, entre os 21 que antecedem até o Dia dos Pais.

A análise realizada pela da Virtual Gate, empresa que fornece soluções para o varejo, contemplou uma gama de 749 lojas dos segmentos de Tecidos, Vestuários e Calçados; Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação; e Materiais de Construção, no período de duas semanas anteriores ao evento.



O maior crescimento aconteceu no segmento de Material de Escritório, Informática e Comunicação registrando alta de 7,9% em comparação ao mesmo período de 2012, enquanto os segmentos de “Tecidos, Vestuário e Calçados” e “Material de Construção” registraram 2,8% e -3,7% respectivamente em comparação ao ano anterior.

Lojas de shopping e de rua, assim como em 2012, registraram aumentos no volume de clientes bem parecidos: 3,7% e 4%, respectivamente.



A Virtual Gate utiliza a tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), para oferecer soluções diferenciadas ao varejista, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

Como explica Heloísa Cranchi, diretora geral da empresa, quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.