quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Grupo Carrefour doa mais de mil toneladas de alimentos

O Grupo Carrefour realizou, apenas no primeiro semestre de 2013, doação de mais de 1.150 toneladas de alimentos para bancos de alimentos cadastrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ao Programa Mesa Brasil Sesc. O número equivale a quase 3 milhões de refeições, distribuídas para milhares de pessoas em 21 estados brasileiros. Somente no Estado de São Paulo foram mais de 450 toneladas de alimentos doados. A doação de alimentos é uma das plataformas prioritárias de sustentabilidade das bandeiras do grupo, Carrefour e Atacadão, que busca contribuir de forma efetiva para o combate à fome nas regiões onde suas lojas estão instaladas.



A iniciativa de arrecadação e doação dos alimentos é parte do projeto “Parceria que Alimenta”, lançado pela área de sustentabilidade do Carrefour em 2009, que já apoia diversos Bancos de Alimentos e foi fortalecido pela parceria firmada em 2011, com o Programa Mesa Brasil SESC. Os alimentos, fora dos padrões de comercialização, mas em perfeitas condições para consumo, são encaminhados para instituições atendidas pelo SESC Mesa Brasil e também para os Bancos de Alimentos Municipais.

As ações de doação de alimentos promovidas pelo Grupo Carrefour no Brasil já totalizaram um volume de quase 7 mil toneladas de doações. A doação de alimentos é uma das plataformas prioritárias de sustentabilidade das bandeiras do grupo, Carrefour e Atacadão, que busca contribuir de forma efetiva para o combate à fome nas regiões onde suas lojas estão instaladas.

Plataforma prioritária

Em todo mundo instituições buscam alternativas para reduzir a fome.No Brasil, a preocupação é crescente e tem rendido bons resultados: em junho deste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), premiou 38 países, entre eles o Brasil, por terem reduzido a fome pela metade bem antes do prazo de 2015, estabelecido pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.Neste contexto, os programas sociais foram considerados um dos pilares que contribuíram para esta redução.

Para o Grupo Carrefour, a doação de alimentos é uma das plataformas prioritárias de sustentabilidade. A companhia busca contribuir de forma efetiva para o combate à fome nas regiões onde suas lojas estão instaladas. Os colaboradores também são estimulados a participar do programa na organização do que será doado. Para tal, receberam treinamento de segurança alimentar abordando todas as etapas que antecedem a doação, desde a seleção e manuseio até a logística e entrega.