segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto "Forno e Fogão": APAS capacita profissionais ao mercado de trabalho

Nesta última sexta-feira, 6 de setembro, 14 alunos da Sociedade Benfeitora Jaguaré receberam o diploma de conclusão do curso.

Na última sexta-feira, 6 de setembro, a Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) entregou o certificado de conclusão do curso “Forno e Fogão” - projeto que capacita profissionais de baixa renda para exercer as funções de cozinheiro, copeiro, entre outras atribuições relativas às áreas de hotelaria e supermercados - para 14 alunos da Sociedade Benfeitora Jaguaré. A formatura contou com a presença da diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi; da coordenadora de Sustentabilidade Rose Pavan; da executiva da APAS Distrital Sul Jucy Pontes, além do coordenador da Sociedade Benfeitora Jaguaré, Eduardo Ruivo do Carmo.



O curso foi promovido pela APAS Distrital Sul, sendo que o projeto segue em todo o Estado de São Paulo, por meio das Regionais e Distritais da Associação. Ao longo de cinco encontros, realizados no Buffet Morenos, localizado na Vila Leopoldina (zona oeste da capital), a capacitadora Ângela Alvim abordou diversas temáticas relacionadas aos conhecimentos de cozinha - a partir do preparo, manipulação e higienização de alimentos; disposição e arrumação de mesas e bandejas; além da preparação de cardápios.

Os alunos colocaram em prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, a partir do preparo de receitas em todas as aulas, voltadas para o dia a dia e para o “faça e venda”, o que proporciona uma renda familiar extra, principalmente para as profissionais desempregadas. Além disso, o curso contemplou as técnicas de congelamento e possibilidades de uso do forno micro-ondas.

Rumo ao mercado de trabalho

A aluna Adriana Shibata trabalha hoje com vendas, porém, pretende ingressar na área para exercer a profissão em um buffet. “Foi um verdadeiro aprendizado. Aprendemos a manipular alimentos e conhecemos boas práticas de higiene. Foi uma superação”, conta. Renata Belém segue a mesma linha de raciocínio e exalta o aprendizado adquirido: “O curso foi importante, pois além de aprendermos técnicas de preparo de alimentos e a preparar cardápios, pudemos conviver e nos relacionar com outras pessoas”.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.