segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Loja Amém investe em planejamento estratégico e cresce 60%

Loja de moda casual chic comemora o sucesso das três unidades em bairros charmosos da capital mineira. Aposta em lojas de rua foi estratégica.

O mercado de moda no Brasil e em Minas continua em ascensão, apesar da pequena turbulência vivida pelo setor de vestuário dos últimos dois anos. Neste ano de 2013, o varejo do vestuário, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), deve fechar com um acréscimo de 4% e faturamento na ordem de US$ 53 bilhões no mesmo período. Isso sem falar no aumento do mercado de moda de luxo que cresce a olhos vistos. O mercado de luxo movimentou em 2012 cerca de 2 bilhões de euros no Brasil. A expectativa para este ano é de quase 5 bilhões de euros.


A empresária Regina Fernandes é um exemplo do bom momento deste mercado. Proprietária da boutique Amém ao lado da filha Gabriela, com três lojas na capital mineira, Regina comemora o primeiro ano de sua loja no Lourdes e os nove anos de sua primeira unidade, no bairro Santa Lúcia. A outra loja encontra-se no Mangabeiras. Desde o ano passado, a empresa realizou um planejamento estratégico que incluem investimentos na abertura da loja Lourdes, treinamento de pessoal, marketing e novas tecnologias. Os trabalhos promoveram um crescimento de 60% no faturamento da empresa em relação a 2012.

A ideia de abrir a Amém é fruto da visão empreendedora de Regina e da percepção de uma demanda latente. O objetivo era lançar uma loja com um em novo conceito de loja de bairro. “Minhas amigas e clientes sempre sentiram falta de um atendimento personalizado. Na Amém oferecemos um produto de altíssima qualidade e uma consultoria de moda”, diz a mineira que tem feito diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo em busca de inspiração e novos fornecedores.

Na Amém, a linha de produtos é voltada para a mulher sofisticada em momentos casuais e formais. São roupas para um jantar elegante, aniversários, casamentos e outros eventos que exigem um modelo especial. Por isso, a empresária tem apostado em peças modernas, despojadas, sofisticadas e elegantes com tecidos requintados como renda, seda e bordados.

Voltado para o público feminino da sociedade belo-horizontina, a multimarcas de moda casual chic, festa e acessórios, tem se firmado entre as clientes mais exigentes do mercado fashion. Além de trabalhar com grifes de Minas como Skazi, Caos, Anne Fernandes e marcas paulistas como Linda de Morrer, Tigresse e Schutz, a Amém também conta com a fabricação própria sob medida. “Queremos que todas as pessoas independente de seu biotipo possam vestir o que sempre sonharam e, caso essa roupa não esteja em nossas araras, nós produzimos para a cliente”, contam Regina e Gabriela, que fazem, inclusive, vestidos de noivas e debutantes.

Moda em família

Regina que reúne expertise e know-how de quem trabalha no ramo há mais de 20 anos, conta que o amor da filha Gabriela por moda talvez venha de tanto dormir na mesa de corte da fábrica ou de participar junto com a mãe de eventos ligados a moda desde pequena. Juntas, apostaram em lojas na região centro-sul e essa estratégia tem dado certo, tendo em vista que a Amém oferece estacionamento próprio e exclusivo atendimento à domicilio. “Dedicação é o nosso foco, nossas clientes são atendidas com muito carinho e exclusividade. Acabam virando amigas, ligando muitas vezes fora do horário para pedir opinião do que vestir ou somente para bater papo”.

Personal Organizer

O atendimento personalizado, para quem deseja experimentar as peças no conforto do lar é outro trunfo das empresárias, que também oferecem um trabalho que nenhuma outra loja mineira possui: o personal organizer. O serviço diferenciado é um luxo à parte. A própria proprietária da Amém é contratada para organizar o closet de suas clientes, oferecendo a elas todas as opções de looks disponíveis, o que deve continuar usando e o que deve ser guardado temporariamente. “Elas ficam loucas por um horário em minha agenda. Gostaria nesse momento de ser mil Reginas e atender a todas”, conta.