quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Setor de drogaria da Coop cresce 7% acima do planejado

A Coop – Cooperativa de Consumo conta com o setor de drogarias há mais de duas décadas, sendo um dos primeiros autosserviços no ABC a adotá-lo, com a certeza, desde o início, de que seria um importante serviço para seus cooperados, pelo grande alcance social dessa linha de atendimento. Referência em preços e variedade de medicamentos nos mercados onde atua, esse setor apresentou no primeiro semestre aumento de 23,6% no fornecimento e a previsão é fechar 2013 com crescimento 7% acima do planejamento.



O desempenho tem sido tão expressivo que o amplo projeto de modernização de todas as unidades, concretizado ao longo dos últimos dois anos e meio, exigiu novos ajustes para dar conta da demanda. O espaço de cinco lojas em Santo André, no ABC Paulista, foi ampliado nos últimos meses para oferecer ainda mais conforto e comodidade.

Os bons números registrados nos seis primeiros meses do ano, segundo a gerente de Negócios Drogaria, Rosangela Prado, superam os índices apresentados pelo mercado. Para ela, o crescimento do setor é resultado de uma série de fatores, entre eles, a prática de preços competitivos, a farmácia popular, a oferta de ampla linha de medicamentos de vários laboratórios, condições de pagamento e também a confiança do cooperado na qualidade dos itens oferecidos. O impulso vem ainda do projeto de revitalização das unidades, que contemplou as lojas como novo layout e comunicação visual, dando maior visibilidade às linhas de produtos.

A exposição privilegiada da categoria de dermocosméticos, por exemplo, despertou a atenção não só pelos bons preços como também pela oferta de diversas marcas. Para se ter ideia, a linha cresceu 20% no primeiro semestre. “É um segmento que tem aumentado muito e, por isso, mantemo-nos antenados às tendências para oferecer as novidades lançadas no mercado”, explica Rosangela Prado.

Soma-se a todos esses fatores, o investimento da Cooperativa na abertura de drogarias independentes, um projeto piloto lançado com a inauguração, em março deste ano, de duas drogarias externas em São Bernardo do Campo, que também alavancou o faturamento. “As duas unidades ainda estão em processo de amadurecimento, mas com progressão constante no fornecimento”, analisa a gerente de Negócios de Drogaria.

Sobre a Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão e figura na 14ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Para 2013, a expectativa é chegar ao fornecimento bruto de R$ 1,952 bilhão.

Com 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, possui ainda três postos de combustível, opera com e-commerce e disponibiliza aos cooperados o cartão Private Label Coop Fácil, administrado pelo Banco Bradesco.

A Cooperativa oferece também aos cooperados uma linha de produtos de fabricação própria Delícias da Coop, de marcas próprias Coop Plus e Marcas Exclusivas por fazer parte da COOPBRASIL – Cooperativa Central de Consumo e da Rede Brasil de Supermercados.