segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Walmart inaugura o primeiro hipermercado com iluminação 100% Led do país.

Com um investimento de R$39 milhões, loja a ser inaugurada em 17 de dezembro, será responsável por gerar 500 empregos, entre diretos e indiretos, na região

O Walmart Brasil inaugura nesta terça-feira, 17 de dezembro, em Indaiatuba (SP), o primeiro hipermercado com iluminação 100% LED do País. O projeto inovador do Walmart Brasil amplia as iniciativas sustentáveis de uma loja ecoeficiente, será responsável por gerar uma economia superior a 27% em iluminação e por diminuir os custos de manutenção do estabelecimento. Fruto de um investimento total de R$ 39 milhões, as novidades do Walmart de Indaiatuba fazem parte de um programa global da empresa que visa o aumento da eficiência energética em suas unidades.



O Brasil concentrará o maior investimento do Walmart global em substituição de tecnologia por opções que consomem menos energia. Faz parte deste investimento a adoção da tecnologia LED. Até 2015, serão 200 lojas.

“Abrir um novo hipermercado com iluminação 100% LED foi um desafio. Não havia soluções disponíveis no mercado. Foi necessário desenvolver luminárias e sistemas LED sob medida para o Walmart de Indaiatuba. O projeto foi desenvolvido por profissionais das áreas de design e compras do Walmart, em conjunto com a Philips”, detalha Marcio Panassol, diretor geral de compras indiretas do Walmart Brasil.

A adoção de sistemas LED foi responsável por um investimento 40% maior em relação à iluminação convencional de um hipermercado. O retorno do investimento (ROI) esperado é de aproximadamente de quatro anos.

“Entre os custos com utilidades de uma loja, a energia elétrica é a que apresenta a maior participação (76%), seguida por água (10%), diesel para gerador (9%) e gás (5%). Analisando apenas os gastos com energia elétrica, a refrigeração é responsável por 38% do total, ar condicionado com 34% e iluminação, 15%. Ao adotar o sistema LED de iluminação em 100% da loja, o Walmart espera reduzir 190 mil Kwh em um ano no consumo de energia elétrica em iluminação no hipermercado de Indaiatuba em relação a uma loja com iluminação tradicional. Como as lâmpadas LED têm uma vida útil em média três vezes maior, vamos reduzir também o custo operacional de manutenção”, acrescenta Bruno Vaz, diretor de projetos e design do Walmart Brasil.

Desde 2011, o Walmart adota a iluminação LED nos estacionamentos e câmaras frias em algumas de suas lojas. Em Indaiatuba, o LED está presente em todos os setores, inclusive dentro dos refrigeradores e freezers da área de venda. “Lâmpadas LED são mais eficientes em ambientes refrigerados em relação às tradicionais”, observa Bruno Vaz.