Café da manhã em casa ficou mais caro em 2013

Levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio de dados do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE), aponta que em 2013 o preço do pão com manteiga e café com leite ficou mais caro. Em 2013, o pão-francês teve alta de 16% e a manteiga teve elevação de 7,88%, já o leite longa vida registrou aumento de 15,74%. O preço da refeição matinal só não ficou maior diante da queda nos preços do café, que em 2013 registrou retração de 11,51%.



O preço do pão francês vem sendo impactado pelo aumento dos ingredientes de seu preparo, principalmente, no que se refere ao trigo que teve elevação expressiva ao longo de 2013. Aliado a isso, outros custos relacionados à produção vem crescendo, como energia elétrica, mão-de-obra, etc.

A elevação do preço do leite foi em decorrência do aumento nos custos de produção, diante do aumento no custo da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera uma menor produção do leite, que reflete nos preços do produto final. E esta elevação dos preços do leite se refletiu nos derivados do leite, como a manteiga, por exemplo.

No caso do café a menor demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento favorável nos preço do café ao longo de 2013.

A tendência é que os preços nos próximos meses apresentem comportamento mais estáveis, mas o aumento ainda deve ser verificado, embora em menor magnitude.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.