sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ipanema abre as portas de sua Casa no Rio de Janeiro


A Ipanema, marca de sandálias lançada em 2001 pela Grendene, uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil, inaugura no próximo dia 22, a Casa Ipanema, espaço de convivência da marca com seus clientes. Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, entre o desenvolvimento do conceito e instalações, e com área de 320m2, na Rua Garcia D’Ávila, 77– coração do bairro homônimo da capital carioca – a marca aposta na criação de espaços diferenciados para interação com seus consumidores.



Com o objetivo de ser uma autêntica casa de um morador de Ipanema, o espaço foi ambientado com objetos de personagens marcantes do bairro, como Isabel Jobim, Diana Couto e Roberta Figueiredo. A proposta é dar personalidade ao lugar, que além de reunir os lançamentos, vai oferecer uma andar para customização de produtos e área para exposições.

“A Casa Ipanema se encaixa ao modelo estratégico de negócios da Grendene. Na medida em que acreditamos que nosso sucesso e a geração de valor para os nossos acionistas, ao longo prazo, será resultado direto de nossa habilidade de ampliar e fortalecer nossas marcas e manter altos volumes de produção, pois quanto maiores os volumes e mais fortes e reconhecidas as nossas marcas, mais consistente se torna o modelo de negócios”, enfatiza Francisco Schmitt, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Grendene.


De acordo com o executivo, as marcas fortes estão diretamente relacionadas a receitas, lucratividade, giro de produtos e ativos e retornos sobre o capital investido mais elevados. “A construção de marcas que tenham uma relação privilegiada com os clientes é um processo longo e cumulativo e ‘morar’ nas proximidades do consumidor, que é icônico para a mesma, é fundamental para entendê-lo e melhorar o relacionamento”, observa.

Schmitt ainda lembra que a marca Ipanema foi concebida na Grendene há 13 anos, inspirada na atmosfera alegre e irreverente desse bairro carioca. “Nossa proposta de valor é apoiada em um portfólio de marcas muito fortes, construídas ao longo dos anos com iniciativas como essa. Uma marca forte tem que conviver com os seus consumidores, trocar experiências e vivências para melhor atender suas expectativas. Este é o propósito da Grendene ao inaugurar a Casa Ipanema”, afirma.

Segundo o executivo, a Ipanema vem ganhando espaço no mercado nacional e internacional e sua proposta inovadora, em um mercado que era ocupado por outras ofertas na época de sua criação, cativou os consumidores e conquistou nestes anos 25% do market share desta categoria de calçados no Brasil, de acordo com dados do Instituto Kantar. Desde o seu lançamento até o final de 2013, a marca já produziu acumuladamente cerca de 1 bilhão de pares.

Por dentro da Casa Ipanema

A Casa Ipanema foi estruturada em três andares. O primeiro andar apresenta as coleções da marca, história do bairro e seus personagens inesquecíveis. Já o segundo andar, dispõe de um ateliê inovador para as consumidoras customizarem as sandálias, de acordo com a preferência e o estilo, e apresenta peças exclusivas das coleções de beach wear. Lá também estarão dispostos os modelos criados em parceria com grandes marcas de moda, como Lenny Niemeyer, Salinas e FYI. O terceiro andar é uma área colaborativa para a realização de eventos.

A Grendene

Além de Ipanema, a Grendene desenvolveu as marcas Melissa, Rider, Grendha, Zaxy, Cartago, Grendene Kids, entre outras. Atualmente, a companhia possui 13 unidades, localizadas nas cidades de Farroupilha e Carlos Barbosa (RS), Fortaleza, Sobral e Crato (CE), e Teixeira de Freitas (BA). Os calçados Grendene estão presentes em mais de 60 mil pontos de venda em todo o Brasil e em mais de 90 países. A empresa é uma das maiores fabricantes mundiais de calçados e maior exportadora do país em número de pares.