domingo, 23 de fevereiro de 2014

Laciella participa do Salão de Páscoa 2014 e lança Modelo de Negócio Store in Store

Chamada Loja de Fábrica a proposta pode reduzir em até 30% o preço ao consumidor final

A proposta de negócio chamada Loja de Fábrica pode reduzir em até 30% o preço ao consumidor final e democratiza o acesso a linha de chocolates Premium.

A empresa Laciella localizada na cidade de Capivari, no Interior de São Paulo, especializada na fabricação de chocolates Premium, apresentou o modelo Loja de Fábrica no conceito store in store (do inglês, loja dentro da loja) para a imprensa presente no Salão de Páscoa 2014, tradicional evento promovido pela ABICAB-Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados que aconteceu em São Paulo.



No modelo store in store, um estabelecimento concede à outra marca um espaço para que seus produtos sejam comercializados, gerando assim um canal ou ponto de venda dentro da loja. O conceito nasceu em Nova Iorque, nos EUA e hoje se expande para várias partes do mundo. Atualmente são encontrados em supermercados, grandes magazines, academias e, no Brasil, com exemplos bastante comuns, em postos de combustíveis, com as lojas de conveniência ou os cafés dentro das livrarias.


Foi na Páscoa de 2013 que a Laciella iniciou o seu projeto de Lojas de Fábrica com a comercialização de ovos e bombons Premium em 14 lojas no estado de São Paulo. Ao entrar num supermercado o consumidor era surpreendido com um espaço exclusivo destinado a uma chocolateria de uma marca diferente das tradicionais presentes nas gôndolas. Devido a grande aceitação, o que era para ser um projeto específico para a Páscoa, teve que ser repensado e mantido nas lojas a pedido dos parceiros comerciais.

Para 2014, a ideia é ampliar para 50 pontos no Estado de São Paulo. O Diretor Executivo da empresa Márcio Magnusson comenta: “Identificamos no modelo Store in Store uma oportunidade de democratizar o consumo de chocolates Premium. Com uma redução de até 30% nos preços de ovos de Páscoa, isso foi possível. No início, tínhamos a consciência que deveríamos oferecer produtos com ingredientes de primeira qualidade em embalagens sofisticadas. Então, buscamos um formato de negócio que reduzisse os custos financeiros relacionados à estocagem, logística, verbas de marketing, comissões, entre outros, e em seguida, buscamos parceiros comerciais que comprassem a ideia. Tudo isso, aliados a uma estrutura fabril enxuta, proporcionou a oportunidade de transferir todos esses benefícios ao consumidor e, estabelecermos assim, uma relação ganha-ganha com todos os envolvidos.”

Neste formato, o varejista define o espaço e a Laciella se encarrega de montar uma estrutura com expositores criando a “mini loja” sem custo adicional para o supermercadista.

Na Páscoa de 2013 a Laciella produziu, entre ovos e bombons, 20 toneladas. A expectativa de crescimento para 2014 é de 400%.