domingo, 16 de fevereiro de 2014

Líderes empresarias analisam o futuro dos shoppings no Brasil

Setor representa uma das mais importantes áreas da economia: foram instalados 38 shoppings no Brasil em 2013 e para este ano a expectativa é inaugurar mais 43

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, abriu o evento
Buscar a convergência entre os shoppings centers e o mercado varejista, entender as tendências de comportamento do consumidor e o impacto das vendas pela internet foram os principais temas debatidos no 1º Fórum de Shoppings Centers do Brasil realizado nesta quinta-feira, 13, no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo. O evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., em parceria com o LIDE Comércio, sob o comando de Marcos Gouvêa de Souza, atingiu seu maior objetivo: reunir os principais nomes do empreendedorismo nacional e as maiores forças do varejo.


A abertura do Fórum foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, que contou com as presenças do secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi; do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia; do presidente da Abrasce, Luiz Fernando Pinto Veiga e do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato.

Sucesso de público, o Fórum debateu o mercado nacional e as perspectivas de crescimento para o setor nos próximos anos. Foram quatro rodadas de palestras. Entre as principais temáticas, o atual cenário e o futuro dos shopping centers no Brasil estavam em pauta. “O setor busca expansão e, para isso, precisa saber lidar com as questões relacionadas à globalização, como o crescimento do comércio eletrônico e a chegada das marcas internacionais”, explica Luiz Marinho, sócio- diretor da GS&BW e um dos organizadores do evento.

O avanço dos shoppings para cidades do interior e regiões de periferia foi outro assunto amplamente discutido entre os especialistas. “A ideia de construir um shopping desde a sua concepção até os serviços que serão oferecidos, tem que estar totalmente afinados aos critérios do consumidor. O cliente quer ser surpreendido, quer qualidade. É preciso o envolvimento da comunidade e dos lojistas para termos um retorno satisfatório”, afirma Marcos Carvalho, co-presidente da Ancar Ivanhoe.

Para os empresários que manifestaram preocupação com crescimento do comércio eletrônico, João Doria Jr. mandou um recado: “O latino, sobretudo os brasileiros, gostam de viver, passear, ver gente e os shoppings cumprem esse papel. A chegada de 43 novos centros comerciais apenas neste ano, quase 550 no Brasil e 418 pessoas reunidas, aqui, explica isso!”, enumera.

“Pudemos sinalizar uma importante mudança de cenário sobre vários pontos de vistas. Consumidor, cenário macroeconômico e a análise do país pelos olhos estrangeiros cria uma nova realidade, um momento em que todos os agentes devem repensar seu papel e sua atitude”, alerta Gouvêa.

EXPOENTES DO VAREJO BRASILEIRO

Carlos Jereissati, presidente do Grupo Jereissati; José Issac Peres, presidente da Multiplan e Sergio Carvalho, presidente da Ancar Ivanhoe, foram os grandes homenageados do dia. Em vídeo, os convidados puderam conferir um pouco da história dos três empresários responsáveis pela implantação de shoppings no Brasil, além da contribuição pelos serviços prestados ao mercado varejista e o crescimento de regiões pelo país.

Confira a lista das empresas premiadas:

Arquitetura e Design
SHOPPING IGUATEMI JK/ GRUPO IGUATEMI
SHOPPING RIOMAR/ JCPM
BARRA SHOPPING SUL/ MULTIPLAN

Campanha Promocional
SHOPPING IGUATEMI SALVADOR/ALIANSCE
SHOPPING LEBLON/ ALIANSCE
SHOPPING RECIFE

Eficácia Promocional Operacional
BR MALLS
ALIANSCE
AD SHOPPING

Excelência em tenant mix
SHOPPING PÁTIO PAULISTA/ BROOKFIELD
SHOPPING NOVA AMÉRICA/ ANCAR IVANHOE
MORUMBI SHOPPING/ MULTIPLAN

Relacionamento com Lojistas
ENASHOPP
SÁ CAVALCANTE
BR MALLS

Destaque Digital MULTIPLAN
MULTIPLAN
SHOPPING RIO DESIGN BARRA E LEBLON/ ANCAR IVANHOE
BOULEVARD LONDRINA SHOPPING E PASSEIO DAS ÁGUAS SHOPPING/ SONAE SIERRA BRASIL

Destaque em Outros Formatos
CASA SHOPPING RIO DE JANEIRO
OUTLET PREMIUM SÃO PAULO
SHOPPING TOTAL PORTO ALEGRE

Destaque de Marketing
GRUPO IGUATEMI
BR MALLS
REVISTA VOGUE

Lojas Destaque em Shoppings Centers
LIVRARIA CULTURA
QUEM DISSE BERENICE?
CASA BAUDUCCO

Serviços Especializados
CRMALL
EMBRASE
Cipolatti